Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

CFFE

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

Lisboa

Coordenadores

Prof. Doutor  EDUARDO BARBOSA DO COUTO (Responsável)

Prof. Doutor  ANTÓNIO CARLOS DE OLIVEIRA SAMAGAIO

Profª. Doutora  CRISTINA BELMIRA GAIO MARTINS DA SILVA

Porquê no ISEG?

ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão oferece um dos mais abrangentes mestrados europeus na área da Contabilidade e Finanças Empresariais.

Os recentes desenvolvimentos ocorridos na esfera nacional e internacional no domínio da fiscalidade, dos mercados de capitais (volatilidade das bolsas, crise dos mercados), da contabilidade (harmonização contabilística internacional, novo sistema de normalização contabilística), auditoria e fiscalização das empresas (Sarbanes-Oxley Act, reformulação das Normas Internacionais de Auditoria) tem implicado um crescendo de importância das pessoas envolvidas nestas áreas. Por outro lado, a informação financeira preparada periodicamente constitui hoje, um elemento vital para os accionistas, credores, estado, empregados, entre outros, poderem tomar decisões racionais. Neste sentido, este curso pretende ser um espaço de aprendizagem e de reflexão para os participantes que desejam aprofundar os seus conhecimentos nos campos da contabilidade, fiscalidade e finanças empresariais contextualizada na realidade portuguesa e internacional.

Ao longo do programa, os alunos terão a oportunidade de desenvolver competências e técnicas pessoais num ambiente de aprendizagem prática através de estudos de casos.

Historial

O Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais começou no ano lectivo de 2007/2008. Desde essa altura que temos desenvolvido em conjunto com os nossos alunos um trabalho que permite ao Mestrado apresentar as seguintes vantagens competitivas:

  1. Método de ensino baseado em estudo de casos que possibilita a ligação entre os conceitos e a prática, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências técnicas e pessoais;
  2.   Estrutura curricular adaptada aos desafios que se colocam às organizações nas áreas da Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais, podendo o aluno se assim entender, escolher unidades curriculares optativas que lhe permita aprofundar o conhecimento numa área específica;
  3. Equipa docente experiente que possibilita uma ligação estreita entre a vertente académica e a realidade empresarial;
  4. Programa que permite conciliar a vertente profissional com a necessidade de avançar no conhecimento, tendo para esse efeito a possibilidade de realizar parte das unidades curriculares num regime pós-laboral.

Temos igualmente o prazer de ter no nosso rol de antigos e actuais alunos, pessoas oriundas dos países que falam o português: Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau, bem como de outros países, como Alemanha, China, Moldávia, Letónia.

Objectivos

O Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais tem por principais objectivos:

  1. Formar quadros com elevada competência técnica nos seguintes domínios da área Financeira: Contabilidade, Fiscalidade Empresarial, Finanças Empresariais e Gestão de Empresas;
  2. Dar a conhecer o quadro teórico e as competências que os profissionais desta área necessitam de possuir para poderem contribuir no processo de criação de valor das organizações em que se inserem;
  3. Adquirir, aprofundar e consolidar conhecimentos técnicos que possibilitem os profissionais destas áreas responder pronta e eficazmente aos desafios que são colocados na preparação de informação de qualidade e tempestiva;
  4. Identificar as implicações fiscais das decisões de gestão;
  5. Dotar os profissionais de áreas afins (e.g. banca de investimento) que periodicamente necessitam de utilizar a informação gerada nos sistemas contabilísticos e financeiros;
  6. Proporcionar a primeira aproximação à investigação científica nestes domínios, apoiando assim a formação de docentes e investigadores, que permitam à Universidade desempenhar um papel activo na produção de estudos avançados nas áreas do Mestrado;
  7. Possibilitar que os participantes criem uma rede de contactos e desenvolvam competências interpessoais (comunicação, integridade, liderança) que contribuam para um desempenho eficaz das suas funções.

Em linhas gerais, o curso desenvolve as diferentes temáticas numa perspectiva nacional e internacional. Tendo por isso, presente a realidade das pequenas e médias empresas bem como das empresas multinacionais. Por exemplo, na área da Contabilidade Financeira será dado grande enfoque ao impacto nas IAS/IFRS no sistema de relato financeiro das empresas, com especial ênfase para temas mais complexos, tais como, activos tangíveis e intangíveis, impostos diferidos e instrumentos financeiros.

Destinatários

O Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais destina-se essencialmente a completar a formação de primeiro ciclo proporcionada por uma licenciatura em gestão, finanças, economia e matemática aplicada à economia e à gestão. Trata-se de um Mestrado de natureza profissionalizante, conferindo uma especialização profissional, tendo em vista garantir que os estudantes que concluam este curso potenciem as suas perspectivas de empregabilidade e de carreira futura.

Saídas Profissionais

O ISEG é pioneiro no ensino e na investigação em Economia e Gestão, com origem na Aula do Comércio, criada em 1759, dispõe de instalações de traça conventual do século XVII, modernas e funcionais. Ao longo da sua existência tem formado profissionais que hoje ocupam lugares de relevo nas empresas, administração pública e instituições do ensino superior.

O mestrado de Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais está desenhado para os actuais  e futuros profissionais das áreas da Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais que desejam desempenhar as suas funções com elevado nível de sucesso profissional e pessoal.

Apesar de ser um programa recente, a maioria dos alunos consegue obter um emprego ao fim do 1.º ano do curso. As principais entidades empregadoras situam-se nos sectores da banca, auditoria, gabinetes de contabilidade, petroquímica e consultoria.

Eis alguns dos principais empregadores: Deloitte & Touche, Galp Energia, KPMG, Portugal Telecom….

 

Regime de Funcionamento

Organização do curso

O curso está organizado em quatro semestres, perfazendo 120 créditos. Os dois primeiros semestres são integralmente preenchidos com a componente curricular num total de 60 créditos. Os dois últimos compreendem a elaboração de uma tese ou trabalho projecto e conta também com uma componente curricular de 18 créditos no 1.º semestre. O 1.º e o 2.º semestre funcionam em regime diurno ou, em alternativa, através das Pós-Graduações de Contabilidade e Fiscalidades e Controlo de Gestão e Finanças Empresariais do IDEFE em regime pós-laboral. O 3.º e o 4.º semestres funcionam exclusivamente em regime pós-laboral. Será dada equivalência à quase totalidade das unidades curriculares referentes ao 1º ano do Mestrado em CFFE, aos alunos que tenham completado as duas Pós-Graduações acima referidas. A estes alunos será solicitado que completem as seguintes unidades curriculares: Análise de Dados, Optativa e Ética. Em resultado deste regime de equivalências, os alunos que pretendam obter o mestrado em CFFE em regime pós-laboral devem começar por inscrever-se nas Pós-graduações desta área, prosseguindo depois, através das equivalências estabelecidas, para o 2º ano do mestrado.

Por último, no decurso do Mestrado serão organizados seminários em que estarão presentes oradores convidados que trazem o conhecimento especializado e a experiência do sector para dentro da sala de aula.

 

Avaliação e Diploma

Em cada unidade curricular o participante será submetido a um sistema de avaliação de conhecimentos a definir pelo docente tendo em atenção as normas regulamentares dos mestrados do ISEG. Em caso de obtenção de aproveitamento nas unidades curriculares referentes ao 1.º ano do mestrado, é conferido um Diploma de Estudos Avançados em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Após a defesa com sucesso do Trabalho Final de Mestrado, será concedido ao aluno o diploma do grau de mestre.

Regulamentos

-   Normas regulamentares dos mestrados do ISEG

 

 

 

Propinas

€5000