facebookPixel

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

EMF

Mestrado em Economia Monetária e Financeira

Investigação

    O Mestrado em Economia Monetária e Financeira (MEMF) tem um corpo docente que não se limita a reproduzir o conhecimento existente, participando no processo de produção de conhecimento científico internacional. A actividade de investigação é uma característica que distingue as escolas de nível internacional das escolas locais que se dedicam essencialmente ao ensino.

    Pelo facto do MEMF ter um corpo docente activo na investigação, os seus alunos beneficiam dos conhecimentos mais recentes que são produzidos pela comunidade científica internacional, mesmo antes da sua integração em manuais. Esta permanente actualização reflecte-se não só nos conteúdos das unidades curriculares como numa orientação de dissertações de qualidade superior.

    O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) possui 6 centros de investigação acreditados junto da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior . Todos estes centros obtiveram classificação de Excelente, Muito Bom ou Bom na último período de avaliação (2007), tendo esta sido efectuada por painéis internacionais . Esses centros são :

       

    A esmagadora maioria do corpo docente das unidades curriculares obrigatórias e optativas condicionadas é membro destes 6 centros. Estes investigadores publicam regularmente artigos científicos nas melhores revistas internacionais da área da Economia, entre as quais podemos destacar  Econometric TheoryEconomic Journal , Economic Theory , Economics LettersEuropean Economic ReviewGames and Economic Behavior , International Economic Review, Journal of Economic Theory , Journal of Econometrics ou  Review of Economic Studies .

    Alguns dos melhores alunos do MEMF são envolvidos em projectos de investigação dos centros acima mencionados, nomeadamente como assistentes de investigação. Esta experiência permite não só uma valorização profissional e académica do aluno, como constitui uma experiência pessoal única e abre portas para o prosseguimento de estudos ao nível do doutoramento.

    O ISEG/UTL é ainda a instituição que acolhe o Portuguese Economic Journal , uma revista científica internacional de Economia, publicada pela Springer e a única revista portuguesa da área indexada no Social Sciences Citation Index do ISI Web of Knowledge . O seu editor principal foi docente do MEMF.

    Apesar do mestrado não ser considerado um grau de investigação, alguns dos alunos do MEMF publicaram artigos em revistas internacionais que tiveram como base a sua dissertação, como por exemplo: