Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

FIN

Licenciatura em Finanças

Lisboa

Coordenadores 2017/2018

Profª. Doutora  ANA ISABEL ORTEGA VENÂNCIO (Responsável)

Porquê no ISEG?

A licenciatura de finanças prepara os alunos com os conhecimentos e competências essenciais à prossecução de uma carreira na área financeira.

Esta licenciatura integra conhecimentos de economia, gestão de empresas, métodos quantitativos e outras disciplinas das ciências sociais, oferecendo uma excelente diversidade e complementaridade de conteúdos.

Se pretende desenvolver uma carreira profissional nos mercados financeiros e seus agentes, incluindo bancos, seguradoras, entidades reguladoras ou institucionais relacionadas com o sector financeiro, nas finanças públicas ou na actividade económica do Estado, a licenciatura em finanças é fundamental para atingir os seus objectivos.

Objectivos

O objectivo principal da licenciatura em Finanças é o dotar os alunos com os conhecimentos indispensáveis para desenvolverem uma carreira na área financeira. Esta é uma área de confluência dos conhecimentos de economia, de gestão de empresas, de métodos quantitativos e de outras ciências sociais, encontrando-se o ISEG apetrechado e vocacionado para preencher com competência os requisitos para tal, indispensáveis nos planos científico e pedagógico.
A licenciatura em finanças é destinada a quem visa orientar-se, prioritariamente, para as vertentes dos mercados financeiros e dos seus agentes (quer intermediários, como Banca e Seguradoras, quer emitentes, como são as empresas em geral, quer institucionais como a Bolsa de Valores), sem esquecer a actividade económica do Estado e o sistema de finanças públicas.

Os alunos licenciados em Finanças no ISEG poderão aceder a cursos do segundo ciclo do Processo de Bolonha, quer alargando conhecimentos na área de economia ou de gestão, quer aprofundando os conhecimentos na área específica de Finanças.

Saídas Profissionais

Os Licenciados pelo ISEG encontram-se preparados para fazerem face às exigências do mercado de trabalho nacional e internacional. Isso mesmo é confirmado pelos resultados de inquéritos regularmente efectuados aos recém-licenciados pelo ISEG que indicam uma rápida e eficaz inserção na vida profissional activa, pois cerca de 35% dos alunos já se encontram empregados antes do final da sua licenciatura e ao fim de 6 meses o nível de empregabilidade é de 90%.
No ISEG é sempre dada prioridade à formação com objectivos de colocação no mercado de trabalho, dotando-se os alunos com as competências mais apropriadas ao desempenho da sua actividade em múltiplas saídas profissionais.

Os licenciados do ISEG empregam-se nos principais sectores da vida económica, financeira e empresarial, designadamente nos seguintes domínios e áreas de exercício profissional:

  • Banca
  • Seguros
  • Auditoria e consultoria
  • Organismos económicos e financeiros internacionais
  • Direcção de empresas da indústria e serviços
  • Administração pública nacional ou local
  • Gabinetes de estudos, ensino e investigação

Regime de Funcionamento

Diurno

Propinas

Ver aqui