Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

GES

Licenciatura em Gestão

Lisboa

Coordenadores 2017/2018

Prof. Doutor  JOSÉ AUGUSTO DE JESUS FELÍCIO (Responsável)

Porquê no ISEG?

A licenciatura em Gestão do ISEG, uma das primeiras do País, conta com um corpo docente de excelência, com doutorados em inúmeras universidades nacionais e estrangeiras e mestres e licenciados de excepcional competência científica e técnica.

O novo plano de estudos da licenciatura em Gestão, foi concebido de forma a proporcionar uma formação completa dos futuros gestores, com uma estrutura curricular que articula disciplinas de base, como Economia, Contabilidade, Métodos Quantitativos e Psicossociologia, com disciplinas das áreas funcionais da Gestão como Marketing, Finanças, Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Produção e disciplinas integradoras como Estratégia Empresarial.

O 1º ciclo, no quadro do Acordo de Bolonha, visa dotar os licenciados em gestão com os conhecimentos teóricos e práticos necessários a alcançar empregabilidade no mercado de trabalho, o que se tem verificado práticamente a 100%.

Os licenciados em Gestão têm a possibilidade de prosseguir estudos de 2º ciclo, pós-graduações ou mestrados, onde o ISEG tem procurado responder, com excelência reconhecida, às necessidades dinâmicas de formação do mercado. O sistema de créditos, permite articular, diferentes áreas disciplinares para alcançar o grau de mestre em Gestão ou Marketing, Finanças, Gestão de Recursos Humanos e Contabilidade.

Objectivos

O novo plano de estudos da licenciatura (1º ciclo) em Gestão proporciona uma formação de base única que combina uma óptica generalista de qualidade com a possibilidade de uma especialização futura em 2º ciclo (mestrado) numa das várias áreas funcionais da Gestão. O curso foi concebido de forma a proporcionar uma formação completa dos futuros gestores. Esta integração resulta de uma estrutura curricular que articula, de forma harmoniosa, as disciplinas de base - Economia, Contabilidade, Psicossociologia e Métodos Quantitativos - com as disciplinas das áreas funcionais, como o Marketing, Finanças, Gestão de Recursos Humanos, Operações, Produção e Estratégia. Após uma boa formação de base os alunos estarão então aptos a prosseguirem, com sucesso, num 2º ciclo, um curso que, ou aprofunde uma visão generalista da empresa, ou os prepare para uma especialização funcional (Marketing, Finanças, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade, Sistemas de Informação).
A Licenciatura em Gestão procura incluir uma vertente de carácter eminentemente prático o que se consegue através de disciplinas como Comunicação e Negociação, de estudo de casos, da realização de projectos aplicados à realidade local ou nacional, ou ainda das unidades curriculares optativas que não perdem a óptica internacional.

Saídas Profissionais

Os Licenciados pelo ISEG encontram-se preparados para fazerem face às exigências do mercado de trabalho nacional e internacional. Isso mesmo é confirmado pelos resultados de inquéritos regularmente efectuados aos recém-licenciados pelo ISEG que indicam uma rápida e eficaz inserção na vida profissional activa, pois cerca de 35% dos alunos já se encontram empregados antes do final da sua licenciatura e ao fim de 6 meses o nível de empregabilidade é de 90%.
No ISEG é sempre dada prioridade à formação com objectivos de colocação no mercado de trabalho, dotando-se os alunos com as competências mais apropriadas ao desempenho da sua actividade em múltiplas saídas profissionais.

Os licenciados do ISEG empregam-se nos principais sectores da vida económica, financeira e empresarial, designadamente nos seguintes domínios e áreas de exercício profissional:

  • Banca
  • Seguros
  • Auditoria e consultoria
  • Organismos económicos e financeiros internacionais
  • Direcção de empresas da indústria e serviços
  • Administração pública nacional ou local
  • Gabinetes de estudos, ensino e investigação

Regime de Funcionamento

Diurno

Propinas

Ver aqui