Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

PDSEO

Programa de Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações

Lisboa

Coordenadores

Prof. Doutor  JOÃO PEIXOTO (Responsável)

Prof. Doutor  RAFAEL JORGE SOARES DUARTE MARQUES

Profª. Doutora  SOFIA ISABEL COELHO BENTO

Objectivos

Objectivos

O Programa de Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações foi criado pela Universidade Técnica de Lisboa em 1991 e adequado ao espaço europeu de ensino superior em 2009. Trata-se de um programa de 3º ciclo que pretende transmitir conhecimentos e produzir investigação original na área da Sociologia Económica e das Organizações. Este programa é realizado em cooperação científica com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL) e com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL).

 

Linhas de investigação

A investigação científica que se realiza nos centros de investigação do ISEG constitui elemento importante de suporte científico para os seus programas de doutoramento. No caso do Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações, a principal unidade de acolhimento é o SOCIUS (Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações - http://pascal.iseg.utl.pt/~socius/home.html). O SOCIUS é uma unidade de investigação acreditada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e classificada como "Excelente" desde 1999, no âmbito do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de Investigação e Desenvolvimento. A sua área científica de actuação é entendida numa acepção ampla, que privilegia os múltiplos pontos de contacto entre a Sociologia e a Economia contemporâneas, e outras Ciências Sociais interessadas no estudo da realidade económica e organizacional.   

 

Os doutorandos podem desenvolver projectos em áreas de especialização nas quais existe investigação consolidada entre o corpo docente e no centro de investigação de acolhimento. Estas áreas coincidem com as linhas de investigação do SOCIUS:

• Organizações, Trabalho, Emprego e Género

• Ciência, Tecnologia, Saúde e Profissões

• Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Sector e Redes Sociais

• Economia, Espaço, Cultura e Globalização

 

Destinatários

A quem se destina este programa de doutoramento

A quem pretenda formação avançada e realizar trabalho de investigação com vista a exercer funções de elevada qualificação no sector público, no sector privado e no sector da economia social, no contexto internacional ou nacional. Tais funções incluem docência e investigação, direcção e gestão de organizações, consultoria, formação, realização de estudos e projectos de investigação, jornalismo, planeamento, elaboração de projectos de desenvolvimento, concepção e avaliação de políticas públicas e de projectos ou políticas sociais.

 

Regime de Funcionamento

Estrutura do programa

  O Programa de Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações tem a extensão de 180 ECTS (unidades de crédito), correspondente a 3 anos lectivos, e é constituído por:

 

1º ano

• Seminários de Formação Avançada (40 ECTS)

• Seminários de Investigação (20 ECTS)

 

2º e 3º anos

• Dissertação (120 ECTS)

 

Os seminários de formação avançada têm o objectivo de promover conhecimentos em temas relevantes da área científica da Sociologia Económica e das Organizações e das Metodologias de Investigação. Serão ministrados por docentes do ISEG e de outras universidades portuguesas ou estrangeiras. Uma parte destes seminários consistirá na leccionação de módulos de formação obrigatória, enquanto outra se refere a conferências temáticas indicadas anualmente. Alguns dos seminários terão lugar no ICS/UL e na FCSH/UNL.

 

O seminário de investigação será destinado à apresentação e discussão dos projectos individuais de doutoramento. Os doutorandos deverão apresentar o projecto de tese com que se candidataram ao Programa de Doutoramento durante o primeiro ano lectivo, e apresentar os resultados do trabalho de investigação em curso, uma vez por ano, nos anos lectivos subsequentes.

 

Línguas de trabalho

A frequência do programa de doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações poderá ser feita em língua portuguesa ou inglesa. A utilização da língua inglesa poderá ocorrer a nível dos seminários de investigação e redacção da dissertação. Quanto aos módulos de formação, poderão ser leccionadas, no caso de se justificar, aulas em inglês. Em alternativa, as aulas serão substituídas por apoio do orientador, havendo lugar a momentos de avaliação em inglês.