Análise de Dados Quantitativos (2 º Sem 2018/2019)

Linhas Programáticas

I. Análise de Dados com IBM-SPSS
Problemas de medida na Análise de Dados em Ciências Sociais

1. Tratamento preliminar de dados:
- Transformação de variáveis;
- Criação de índices sintéticos e medidas de fiabilidade (Alpha de Cronbach).

2. Análise de dados univariada:
- Descrição dos dados: frequências e estatísticas descritivas.

3. Análise de dados bivariada:
- Cruzamentos de variáveis;
- Testes de independência (paramétricos e não paramétricos).

4. Análise de dados multivariada:
- Regressão linear simples, múltipla e logística;
- Análise de componentes principais (detectar dimensões latentes);
- Análise de Clusters (métodos hierárquicos e de optimização): segmentação de públicos.

II. Análise de Redes Sociais

1. Introdução: análise redes sociais o que é, e qual o seu valor acrescentado às análises estatísticas tradicionais nas ciências sociais;

2. Investigação em ARS :métodos de recolha de dados; tipo de dados (sociogramas); análise de dados com UCINET VI e visualização com Net Draw;

3. As Redes de um sistema social ou completas - organizações, comunidades, países. Medidas de ARS: coesão ou densidade, centralização, reciprocidade, o centro e a periferia...); Temáticas: cooperação, conflito, poder, solidariedade, capital social, inovação;

4. Análise dos indivíduos de uma rede social: Medidas de ARS: centralidade, capital social, atores chave... Temáticas: liderança, disseminação de informação, poder...;

5. Análise de subgrupos baseadas na coesão. Medidas de ARS: cliques, clans, k cores... Temáticas: cooperação, ação coletiva, conflitos, performance, difusão de inovações, influência social.