Análise de Redes Sociais (2 º Sem 2019/2020)

ECO , ECN , FIN , GES , MNG , MAEG

Linhas Programáticas

- Introdução: análise redes sociais o que é, e qual o seu valor acrescentado às análises estatísticas tradicionais nas ciências sociais;
- Investigação em ARS: métodos de recolha de dados; tipo de dados (sociogramas); análise de dados com UCINET VI e visualização com Net Draw;
- Formato dos dados: redes de um modo vs dois modos. Temáticas: interlocking directorships...;
- As Redes de um sistema social ou completas- organizações, comunidades, países. Medidas de ARS: coesão ou densidade, centralização, reciprocidade, o centro e a periferia...); Temáticas: cooperação, conflito, poder, solidariedade, capital social, inovação;
- As redes pessoais ou ego-redes. Medidas de ARS: buracos estruturais, densidade, homofilia....;Temáticas: capital social, apoio social, capacidade de inovação, criatividade;
- Análise dos indivíduos de uma rede social: Medidas de ARS: centralidade, capital social, atores chave... Temáticas: liderança, disseminação de informação, poder...;
- Análise de subgrupos baseadas na coesão. Medidas de ARS: cliques, clans, k cores... Temáticas: cooperação, ação coletiva, conflitos, performance, difusão de inovações, influência social;
- Análise de subgrupos baseados nas Posições e papéis. Medidas de ARS: equivalência estrutural e regular... Temáticas: difusão de inovações, imitação, semelhança de atitudes e comportamentos, influência social;
- Novos desafios que se colocam à análise de redes sociais: big data e questões éticas.