Desenvolvimento Sustentável: Recursos Naturais e Políticas de Cidades (1 º Sem 2020/2021)

EPP (Economia e Políticas Públicas)

Corpo Docente

PAULO TRIGO CORTEZ PEREIRA (Responsável)

Últimos Anúncios

Instruções para Exame de Época de Recurso

Instruções aos ALUNOS:

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RECURSOS NATURAIS E POLÍTICA DE CIDADES - Instruções para o Exame da Época de Recurso

O Exame da Época de recurso será realizado ONLINE.

Somente os alunos inscritos para a Época de Recurso poderão participar na prova (o Áquila faz a inscrição automática dos alunos elegíveis que não estão aprovados na época normal). As eventuais Melhorias de Nota terão lugar entre 30 de Agosto e 10 de Setembro.

Sobre o Exame:
O exame tem uma duração total de 1.50h. O Exame é composto por três partes. As partes II e III são compostas por duas ou três questões de resposta aberta. Toda a matéria leccionada é objecto de avaliação e o teste tem a mesma estrutura do Exame de Época Normal.

A Parte 1 do teste – ESCOLHA MÚLTIPLA - inicia-se às 18.00h e termina às 18.40h. O aluno receberá um link para GOOGLE FORM que deverá submeter até à hora indicada.

A Parte II do teste inicia-se às 18.45h e termina às 19.20h. A Parte III do teste começa às 19.25h e acaba às 20.00h.

Os alunos inscritos realizarão a prova num Teams criado para esta prova e que tem a designação de "DS RN PC | Época Recurso".

AS PERGUNTAS para as partes II e III da prova serão enviadas por mail para os alunos no início e cada parte e as RESPOSTAS enviadas de volta com REPLY para o docente (ppereira@iseg.ulisboa.pt) e escritas no próprio email. Por razões de segurança o aluno poderá trabalhar num word à parte (ir gravando) e no final copiar para o mail.

Cada aluno, 10 minutos antes da hora do exame, deverá entrar na sessão do MS Teams associada ao exame para permitir ao docente visualizar o número de presenças na prova. Verifique que dispõe do material necessário que deve ter para responder ao exame: dispositivo com ligação à internet, máquina de calcular, papel e caneta. Não é permitido o uso de telemóveis durante a prova.

Durante o Exame:
Tenha especial atenção à hora limite exata de entrega (submissão online) de cada uma das partes do Exame (colocar um alarme, por exemplo, 5 minutos antes pode ajudar).

A participação no exame implica manter a câmara ligada durante toda a prova e estar presente durante toda a prova.

De acordo com as regras estabelecidas pelo ISEG para os exames não presenciais a Nota do Exame da Época de Recurso poderá estar dependente de uma oral a efectuar pelo aluno que efectuou a prova. Nesse caso, o aluno será notificado com 48 horas de antecedência em relação à data da prova oral.

Qualquer problema que surja deve ser reportado ao docente através de  email para ppereira@iseg.ulisboa.pt usando o email de aluno do ISEG (e apenas este).

Saudações académicas,

Paulo Trigo Pereira

Breve introdução

Esta disciplina pretende fornecer uma introdução à análise das instituições e das políticas públicas que promovem um desenvolvimento sustentável com contributos da economia do ambiente e ecológica. Primeiro, trata-se de determinar e fundamentar os critérios que devem estar subjacentes à exploração ótima dos recursos naturais e ambientais. Depois, explicar os comportamentos dos agentes face à produção e uso dos recursos tendo em conta diferentes estruturas de mercado e quadros institucionais. Trata-se aqui de identificar as várias soluções de equilíbrio face a diferentes estruturas de direitos de propriedade e quadros institucionais. Finalmente, sempre que o equilíbrio (políticas invariantes) é diferente do ótimo, determinar as consequências dos diferentes instrumentos de política, ou de reformas institucionais, para aproximar os novos equilíbrios das soluções ótimas de gestão eficiente dos recursos. Apesar do foco do programa ser nos recursos naturais (renováveis e não renováveis) haverá uma breve abordagem à problemática das alterações climáticas. Finalmente, uma atenção especial será dada à perspetiva que enquadra a política urbana na prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável.