Marketing Digital e Social Media (1 º Sem 2019/2020)

ECO , ECN , FIN , GES , MNG , MAEG

Linhas Programáticas

1.Tendências em Marketing Digital - Big Data; Marketing 3.0; Media Tradicionais vs Novos Media; Criação de Campanhas Integradas; Alinhamento off-line-online; Customização da oferta; Real Time Marketing; Mobile Marketing; Re-targeting.
2. Consumer Journey: O processo de compra do consumidor e os pontos de contacto com a marca. O conceito ZMOT (Zero Moment of Truth). A Consumer Journey segundo o modelo McKinsey.
3. Plano de Marketing Digital: Do planeamento, à implementação.
4. A definição de objetivos com recurso à metodologia SMART e a criação de personas.
5. A escolha do mix de comunicação de acordo com os objectivos:
Promocionais: online content, viral marketing, email marketing, brand sponsored media; Transacionais: e-commerce / digitalização do ponto de venda / direct marketing;
Relacionais: eWord-of-Mouth / Digital Engagement / Social Networking / Key Opinion Leaders / User generated content;
6. Publicidade em Marketing Digital: formatos, especificações e métricas (CPCs, CPMs, CTRs, CPA, etc).
7. A integração de social media (fóruns, blogs, vlogs e redes sociais) no plano de marketing.
8. Panorama das redes sociais no mundo e em Portugal - Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, Pinterest, Snap.
9. Monitorização, gestão de crise e community management
10. Definição de métricas e KPIs; Análise de resultados e reporte.