Organizações e Trabalho (1 º Sem 2017/2018)

Linhas Programáticas

Sociologia do trabalho e das organizações: perspectivas teóricas

- Referências teóricas clássicas (Marx, Weber e Durkheim); perspectivas da organização científica do trabalho, estudos sobre sistemas de autoridade, poder e conflito e modelos de gestão e de produção. Teoria institucional, abordagem ecológica das organizações e teoria da dependência dos recursos.

Mudanças macro-estruturais na atualidade

- Do fordismo à sociedade em rede e neoliberalismo. Integração sócio-económica internacional. Cadeias globais de valor, assimetrias de poder, novas instituições e novas formas de "governança";

Transições socioeconómicas: implicações nas organizações e na natureza do trabalho

- Mudanças tecnológicas, inovação organizacional e implicações na natureza do trabalho. Perspectivas contemporâneas sobre as redes sociais organizacionais.

Transições socioeconómicas: implicações no mercado de trabalho, emprego e trabalhadores

- Processos de reestruturação em curso e flexibilidade laboral e desigualdades no mercado de trabalho. Profissões, profissionalização e regulação profissional. Mudança nas relações laborais, negociação colectiva e greves.

Trabalho sustentável ao longo da vida

- Qualidade do trabalho e emprego. Quadro conceptual, indicadores e tendências sobre qualidade de emprego. Trabalhadores em situação de risco. Gestão das transições de trabalho e saúde ao longo da vida: a perspectiva europeia. Trabalho sustentável ao longo da vida: políticas, regulação e práticas.

Justiça social, ética e responsabilidade social

- Os problemas da (in) sustentabilidade e da (in) justiça social. Ética, integridade e tomada de decisão ética. Responsabilidade social das organizações e novas formas de regulação privada: limitações e desafios organizacionais.