Sistemas de Informação (2 º Sem 2019/2020)

GDESP

Objetivos

Pretende-se sensibilizar os alunos para as problemáticas associadas ao ciclo de desenvolvimento de projetos de sistemas de informação (SIs), nomeadamente relativas às fases de planeamento, análise e desenvolvimento. Objetiva-se ainda a introdução de conceitos fundamentais da Ciência dos Dados e do Business Intelligence (BI), explorando abordagens de Data Warehouse e análise de Big Data.
No final da UC o estudante deverá:
?OA1. Entender os conceitos fundamentais para o planeamento, análise e desenvolvimento de projetos de SI
?OA2. Desenvolver um modelo de análise de um SI, usando UML
?OA3. Ter proficiência no acesso a bases de dados organizacionais (suportadas no modelo relacional)
?OA4. Entender os conceitos fundamentais de BI e Ciência dos Dados
?OA5. Desenvolver modelos de análise de Data Warehouse, e aplicá-los em ferramenta apropriada para análise
?OA6. Entender o conceito de SI e discutir exemplos de casos de adoção dos mesmos à área do Desporto