Tarifação (1 º Sem 2017/2018)

CA (Actuarial Science)

Objetivos

No final do curso o estudante deverá ser capaz de construir uma tarifa para alguns tipos de seguro não-vida, particularmente para carteiras de grande dimensão, como as do seguro automóvel, por exemplo. Para o conseguir é necessário dar-lhes as ferramentas teóricas básicas adequadas para construir uma tarifa, considerando um conjunto de fatores a priori determinados. Além disso, o aluno deverá ser capaz de modelar a posteriori os prémios, adaptando ou modificando os originais de acordo com a experiência ou registo de indemnizações de cada apólice da carteira em questão.
O estudante deverá adquirir um conhecimento sólido em Teoria da Credibilidade, Sistemas de Bonus-Malus, assim como aplicar os seus conhecimentos em Modelos Lineares Generalizados, previamente adquiridos, para os poder aplicar na construção de uma tarifa em concreto.