Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Economia  >  JOÃO CARLOS LOPES

Investigação

Participação em Centros de Investigação:

• Membro da Direcção do Centro de Estudos e Documentação Europeia - CEDE (1991 a 1993 )
    • Membro da Unidade de Estudos sobre a Complexidade em Economia - UECE (actualmente)

Participação em Conferências e Seminários:

• "O caminho de von Neuman e a propriedade 'turnpike': aplicação ao caso português" - Conferência do CEMAPRE, ISEG, Outubro de 1989.
      - Seminário do Departamento de Economia do ISEG, Junho de 1997.
      , IVª Conferência do CISEP sobre a Economia Portuguesa, em co-autoria com João Ferreira do Amaral e Luís Carvalho, ISEG, Maio de 2001.
      , Comunicação ao IV Encontro de Economistas de Língua Portuguesa, Universidade de Évora, Out. de 2001.
    • "Convergência, Modelos, Metáforas: Ainda o Mistério do Crescimento"
    • "Dependência externa e dinâmica sectorial: o caso português"
    • "Ensino da Macroeconomia do Crescimento: Contributo para uma Reflexão"
    • "Matriz Input-Output: uma nova aplicação ao caso português", Comunicação ao Seminário Técnico " Novos Desenvolvimentos sobre a Análise Input-Output, CIDER - Universidade do Algarve, Outubro de 2001
    • "Growth potential and structural change at multisectoral level: efficiency and external dependency of the Portuguese Economy in the period 1980-95", Seminário do Departamento de Economia do ISEG, Março de 2002.
      , Paper presented at the 14th International Conference of Input-Output Thechniques, Montreal, Canada, 10-15 October 2002.
    • "Efficency, external dependency and structural change: The Portuguese Case"
    • Organização dos Seminários do Departamento de Economia no ano lectivo 1998/99.
    • Direcção da sessão de discussão B da IIIª Conferência da UECE sobre Complexidade na Economia, ISEG, Maio de 1999
    • Organização do Workshop sobre Novos Desenvolvimentos e Aplicações da Análise Input-Output, UECE - ISEG, Universidade Técnica de Lisboa, 9 de Maio de 2003.
    • "Introdução: Antecedentes, motivações e alguns desafios para o futuro", Comunicação apresentada na sessão de abertura do Workshop sobre Novos Desenvolvimentos e Aplicações da Análise Input-Output, UECE - ISEG/UTL, 2003.
    • "Sectoral Output Growth Potential and Final Demand Structural Change: the Portuguese Case", Comunicação apresentada no Workshop sobre Novos Desenvolvimentos e Aplicações da Análise Input-Output, UECE - ISEG/UTL, 2003.
    • "Measuring Economic Complexity: An Intersectoral Approach", Paper presented at the Seminário do Departamento de Economia, ISEG - UTL, June 2003.
    • "A importância económica da Lusofonia no Mundo: Dinâmicas de crescimento e convergência nos países membros da CPLP", Comunicação apresentada no Vº Encontro de Economistas de Língua Portuguesa, Recife, 5 a 7 de Novembro de 2003.
    • "Complexity as Interrelatedness: an Input-Output Approach", Paper presented at the International Conference on Input-Output and General Equilibrium: Data, Modeling and Policy Analysis, Université Libre de Bruxelles, Brussels, Belgium, September 2-4, 2004.

Participação em Orgãos de Gestão e de Representação Universitários:

• Membro do Conselho Pedagógico do ISE nos anos lectivos de 1986/87 a 1988/89
    • Membro da Assembleia de Representantes do ISE nos anos lectivos de 1989/90 e 1990/91
    • Membro da Assembleia da Universidade Técnica de Lisboa entre 1989 e 1993
    • Membro da Comissão Executiva do Departamento de Economia do ISEG no biénio Janeiro de 1997 a Janeiro de 1999.
    • Presidente do Júri para o Exame extraordinário de avaliação de capacidade para acesso ao Ensino Superior, nos anos de 1999, 2000, 2001 e 2002.

Participação em Júris de Provas Académicas:

• Provas de Doutoramento do Mestre José Belbute, Universidade de Évora, 1996
    • Provas de Doutoramento do Mestre Pedro Leão, ISEG - UTL, 1998
    • Provas de Mestrado da Licenciada Marta Simões, Universidade de Coimbra, 1999
    • Provas de Mestrado do Licenciado Luís Freire Lopes, ISEG - UTL, 1999
    • Provas de Mestrado da Licenciada Iolanda Gonçalves, Universidade de Coimbra, 2002
    • Provas de Mestrado do Licenciado Luís Carlos Costa Pinheiro de Carvalho, ISEG-UTL, 2004