Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG Quem somos   Integridade Académica

Integridade Académica

Apresentação

A questão da integridade na conduta de todos os membros da comunidade académica é assumida pelo ISEG como uma das mais nobres da condição universitária. Com vista a defender, promover e apoiar junto dos alunos, docentes e funcionários do ISEG a prática de elevados padrões éticos de integridade académica, foi criada no ISEG, por despacho nº113/P/2017, uma Comissão de Ética.

O ISEG subscreve os princípios e boas práticas de integridade académica definidos nos seguintes documentos: Código Europeu de Conduta para a Integridade na Investigação (edição de 2018), Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa, Carta de Direitos e Deveres dos Aluno do ISEG e Regulamento Disciplinar dos Estudantes da Universidade de Lisboa.

O exercício de fraude académica e de outras violações da integridade académica, descritas nos documentos acima referidos, é considerado uma prática muito grave, sujeitando-se os autores das mesmas às sanções disciplinares previstas na legislação aplicável.

 

A Comissão de Ética do ISEG tem atualmente a seguinte composição:

Professora Doutora Maria Paula Fontoura (Coordenadora)

Professora Doutora Cristina Gaio

Professora Doutora Fátima Fabião

Professora Doutora Rita Martins de Sousa

Dr. Vítor Palmela Ramos

Contacto

Para contacto com a Comissão de Ética, incluindo a comunicação de práticas eticamente reprováveis ou denúncia de irregularidades afins:  ethics@iseg.ulisboa.pt.

Pelo artigo 4º do seu Regulamento, os membros da Comissão de Ética estão sujeitos ao dever de sigilo e confidencialidade relativamente aos assuntos submetidos à sua apresentação.

Documentos

> Carta de Direitos e Deveres do Aluno (ISEG)

> Regulamento Disciplinar dos estudantes da Universidade de Lisboa

> Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa

> Despacho 69/P/2017 - Implementação do software de deteção de plágio "EPHORUS"

> Regulamento do Provedor do Estudante da Universidade de Lisboa

Código Europeu de Conduta para a Integridade da Investigação (edição de 2018)