facebookPixel

GHES   GHES   About

Apresentação

O Gabinete de História Económica e Social (GHES) funciona desde 1972 e teve como membros fundadores a equipa que lecionava História Económica e Social no curso de licenciatura do ISEG. A institucionalização do GHES como centro de investigação da escola ocorreu em 1975 e o número de investigadores no seu âmbito foi aumentando ao longo dos anos, reforçando, igualmente, as áreas de interesse desenvolvidas. Paralelamente, a escola reconheceu a especialidade de doutoramento em História Económica e Social e algumas disciplinas de história económica passaram a integrar os mestrados e pós-graduações oferecidos pelo ISEG. Foi também desenvolvida a colaboração na área de história económica e social em mestrados exteriores à Universidade Técnica de Lisboa. Em 1996 iniciou-se a publicação regular da Série Documentos de Trabalho do GHES.

Este percurso histórico consolidou a prossecução de três objetivos essenciais, que têm norteado o crescimento do Gabinete: promover a investigação em História Económica e Social no ISEG; contribuir para a valorização do ensino da História Económica e Social e divulgar os resultados das pesquisas correntes no seu domínio científico, quer através da publicação regular da Série Documentos de Trabalho, quer pela organização participação em seminários, colóquios e conferências.

Em 1998 o Gabinete submeteu-se à avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo merecido a classificação de "Muito Bom" no âmbito do programa de Financiamento Plurianual das Unidades de Investigação e Desenvolvimento. Em 2002/2003 o Centro de Investigação submeteu-se novamente à avaliação da FCT tendo merecido a classificação de "Excelente". A última avaliação deste tipo teve lugar em 2007 e o Gabinete teve a classificação de "Muito Bom".

Nos últimos anos o Gabinete tem desenvolvido investigação e prestado serviços em diferentes áreas, das quais se destacam as seguintes: história do abastecimento e consumo urbano, crescimento económico moderno, história das finanças públicas, história empresarial, história marítima, história monetária e do crédito, história do pensamento económico.

Em 2013 o GHES participou na constituição de um consórcio entre centros de investigação do ISEG no contexto da candidatura a financiamento da FCT - Projetos Estratégicos para o período 2015-2020. O consórcio envolve quatro unidades de investigação: SOCIUS, ADVANCE, CEsA e GHES, adotando a designação de CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão.