Economia I (1 º Sem 2020/2021)

ECO , EGERAIS , MAEG

Publicar Publicado em 28-01-2021

Época de Recurso

Caros alunos, caras alunas,

 

Como já devem ter visto na mensagem veiculada pela Presidência do ISEG, o exame de Economia I que estava previsto para dia 1 de fevereiro foi adiado para a segunda quinzena de julho, para a generalidade dos alunos, e para finais de agosto/setembro para as melhorias de nota. (Há um número reduzido de exceções, também explicitadas na referida mensagem, de alunos que fazem agora o exame online).

 

Compreendemos que esta decisão tem custos para todos, mas dado o elevado número de inscritos, que não possibilita orais generalizadas para confirmação de nota obtida em exame online, é a forma mais correta de proceder, esperando que em julho o exame já possa decorrer presencialmente.

 

O mais importante, neste momento, é preservarmos a saúde e protegermos quem nos rodeia.

 

Saudações académicas, p’la equipa docente

 

Francisco Nunes

 

Canal: Economia I - Autor: FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES - Modificado em 28-01-2021 -

Publicar Publicado em 22-01-2021

Publicação de Notas da Época Normal e informações

Encontra-se publicado, na secção Notas, as classificações do exame da Época Normal e as notas finais em Época Normal de Economia 1.

 

A pauta com as notas finais em EN, submetida ao Aquila, também pode ser consultada aqui.

 

Época Normal – Consulta de provas

Aviso para a organização da sessão

 

A sessão de consulta de provas terá lugar no dia 28 de janeiro de 2021, que decorrerá online, através do MS Teams, a partir das 14:00.

 

É obrigatória a inscrição prévia dos interessados para a consulta de provas, através do email fnunes@iseg.ulisboa.pt.

 

O prazo para inscrição na sessão, através de email, termina no dia 23 de janeiro de 2021.

 

O atendimento, no dia da sessão, será realizado por ordem alfabética dos alunos inscritos.

 

Os alunos inscritos receberão uma mensagem de confirmação de inscrição por parte do responsável da UC, devendo ficar atentos às comunicações por email (endereço institucional, do ISEG).

 

Os alunos inscritos deverão ter o seu MS Teams ligado a partir da hora de início da sessão e serão chamados individualmente.

 

O atendimento a cada aluno, por motivos da organização logística, não poderá exceder 10 minutos.

 

As cotações atribuídas às respostas abertas provêm de critérios consolidados na equipa docente, e foram horizontais para todos os alunos. A não ser algum lapso, como por exemplo a soma de cotações, os valores atribuídos não sofrerão alterações.

 

É recomendado que os alunos consultem previamente o documento publicado com os tópicos de resolução da prova.

 

 

Canal: Economia I - Autor: FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES - Modificado em 22-01-2021 -

Publicar Publicado em 07-01-2021

Enunciados e tópicos de resolução do Exame EN publicados

Encontram-se publicados nesta página, em separador próprio, as várias versões dos enunciados e os tópicos de resolução do Exame da Época Normal de Economia 1, realizado no dia 4 de janeiro de 2021.

 

As notas do exame da Época Normal e as notas finais em Época Normal deverão ser publicadas até ao dia 22 de janeiro.

 

A sessão de consulta de provas terá lugar no dia 28 de janeiro, às 14:00. 

 

 

Canal: Economia I - Autor: FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES - Modificado em 22-01-2021 -

Publicar Publicado em 21-12-2020

Exame da Época Normal - alunos por sala e instruções

 

Distribuição dos alunos pelas salas - Exame da Época Normal

 

O período pandémico que atravessamos exige-nos cuidados e procedimentos especiais em eventos presenciais, como são os exames finais. O ISEG tem asseguradas as condições basilares, reconhecidas oficialmente por entidade externa, para que as provas decorram com toda a segurança sanitária, mas os nossos comportamentos corretos são fulcrais para que tudo corra bem, sem contingências. Assim:

- é obrigatório o uso permanente da máscara e devemos desinfetar muito frequentemente as mãos com solução de álcool gel.

- Uns minutos antes da prova, os alunos devem dirigir-se para o interior da sua sala (ver mapa abaixo), ocupando um lugar autorizado (há sinalética para o efeito em todas as salas), e aguardar pelo vigilante da prova. O objetivo é que não exista concentração de pessoas nos corredores de acesso às salas.

- É muito importante que, no percurso para as salas, se cumpra o distanciamento físico entre as pessoas.

- Após conclusão da prova, devem seguir as instruções para a sua entrega que, na altura, serão prestadas pelo vigilante da prova.

- Todos devem conhecimento do documento com as regras para as avaliações do 1º semestre, que foi recentemente distribuído por email pela Presidência do ISEG.

Agradecemos desde já o cumprimento destes procedimentos.

A tabela abaixo descreve a distribuição dos alunos por sala para o Exame da Época Normal, marcado para o dia 4 de Janeiro de 2021, às 9:00.

Sala

Intervalos de Nomes

103-F2

de

ADRIANA SOFIA ROSA RAMOS

a

ANA LUIZA LLUSSA TAVARES

104-F2

de

ANA- MARIA IOVU

a

BEATRIZ DE FARIA COSTA BAPTISTA GARCIAS

105-F2

de

BEATRIZ DO CARMO ERVIDEIRA VINHAS

a

CATARINA SIMÃO VENÂNCIO

106-F2

de

CATARINA SOFIA VIEIRA REIS

a

DIOGO LLOYD BRAGA FERNANDES TOMAZ

107-F2

de

DIOGO MARIA PINHO RODRIGUES TAVARES MADEIRA

a

FILIPE MIGUEL DOS SANTOS RATÃO

108-F2

de

FLÁVIA ANTUNES TOMAZ

a

INÊS DE CAMPOS GOMES CANHÃO

109-F2

de

INÊS DINIS CASTELHANO

a

JOAO PEDRO DOS REIS SIMOES

202-F2

de

JOÃO TOMÁS VASCONCELOS OLIVEIRA

a

MARGARIDA FRAGOSO COELHO DOS SANTOS

203-F2

de

MARGARIDA NUNES MACHADINHA DE JESUS SOARES

a

MARIANA VAZ CARDOSO SANTO

207-F2

de

MARTA BOTAS DUARTE GONÇALVES

a

MIGUEL MONTEIRO FERREIRA DE CARVALHO DINIS

002-F1

de

MIGUEL TEIXEIRA DA FONSECA DO SOUTO E SILVA

a

RAFAEL JOSE FERNANDES SOARES BATISTA FIGUEIREDO

003-F1

de

RAQUEL FIDALGO SOARES

a

TIAGO GONÇALVES BRANCO

004-F1

de

TIAGO GONÇALVES MARTINS

a

VICTOR HUGO TESONI ACIOLI

 

 

 Instruções para o Exame da Época Normal

 

1. A prova tem lugar no dia  4 de Janeiro de 2021, uma segunda-feira, pelas 9:00, com uma    duração máxima de duas horas e quinze minutos (2h 15m).   Não é permitida a consulta de    quaisquer elementos de estudo nas provas escritas finais desta unidade curricular, quer em suporte papel quer em suporte eletrónico.

 

2.    É necessário levar papel de prova (folhas de teste do ISEG) para a prova. Dado o calendário da prova, será conveniente   adquirir o papel de prova ainda antes do Natal, na papelaria da AEISEG.

 

3. A prova é constituída por duas partes: Parte A, com 16 perguntas de escolha múltipla, e Parte B, com três perguntas com alíneas, de resposta redigida, aberta. A Parte A vale 8 valores e a Parte B vale 12 valores. Nas perguntas de escolha múltipla cada resposta certa é cotada com 0,5 valores e cada resposta errada desconta 0,15 valores.

 

4. As respostas às perguntas de escolha múltipla, na   Parte A, são efetuadas na   tabela própria fornecida no enunciado. No final, a folha com a tabela, devidamente identificada no respetivo cabeçalho, é destacada e entregue juntamente com as folhas de resposta da Parte A. O enunciado poderá ficar na posse dos estudantes, no final da prova.

 

5. Cada uma das  perguntas da   Parte B é respondida em   folhas separadas, identificadas, cada uma delas, com o   nome  e  número  do aluno, no respetivo cabeçalho. Cada pessoa deve trazer papel de prova suficiente, tendo em conta que tem de responder a três perguntas (com alíneas) em folhas separadas. Portanto, terá de ter 3 cadernos separáveis para responder à Parte B da prova.

 

6. É autorizado o uso de máquina calculadora NÃO-GRÁFICA.

 

7. É obrigatório  desligar os telemóveis e outros dispositivos, como  tablets, smartwatches ou computadores portáteis, durante o tempo de prova. Não é autorizada a visualização dos aparelhos em funcionamento.

 

8. Em caso de desistência, os alunos só poderão abandonar a sala decorridos 30 minutos desde o início da prova, deixando ficar o enunciado na sala.

 

9. A  matéria elegível para a prova corresponde a todos os temas lecionados no conjunto das aulas teóricas e práticas da unidade curricular ao longo do semestre. Os capítulos do manual são os seguintes: capítulos 2 a 7 e 10 a 14,   inclusive, do manual adotado na disciplina (Krugman and Wells, 2018; 5ª edição).  

 

Nota informativa à bibliografia: (i) no Cap. 7 (impostos), é excluída a leitura do ponto "Tax Fairness and Tax Efficiency" em diante (  inclusive) até final do capítulo; (ii); no Cap. 14 (Oligopólio) é excluída a leitura do ponto " Oligopoly in Practice" em diante (inclusive), até final do capítulo. 

 

  

A  equipa docente de  Economia 1  deseja a todos os estudantes e às suas famílias um ótimo Ano Novo de 2021.

 

 

Canal: Economia I - Autor: FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES - Modificado em 29-12-2020 -

Publicar Publicado em 07-12-2020

Texto de apoio ao Estudo

Encontra-se publicado, na secção "Materiais de apoio", nesta página, um texto de apoio ao estudo com elementos de resumo dos principais tópicos de cada capítulo e alguns exercícios adicionais com resolução. Poderá ser um complemento para a preparação das avaliações.

 

Canal: Economia I - Autor: FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES -

Publicar Publicado em 20-11-2020

Publicação de NOTAS do Quiz e respetivas soluções

Já se encontra publicado nesta página, nos respetivos separadores em "Ver mais", a seguinte informação:

 

  • Notas oficiais do Quiz realizado no dia 17 de novembro de 2020 (ver separador NOTAS);
  • Soluções da prova de Economia 1 realizada pelos alunos de Economia, Estudos Gerais e MAEG (prova A);
  • Soluções da prova de Economia 1-G realizada pelos alunos de Gestão (prova B), disponibilizada para efeitos de material de estudo complementar.

 

Consulta de provas: a partir deste momento, utilizando o link distribuído para o acesso à prova, poderão ter acesso às respostas dadas ao Quiz. Atenção que a nota prevalecente é a que consta do ficheiro de notas publicado nesta página, e não a pontuação exibida no MS Forms (esta última não considera a penalização de 0,3v. por cada resposta errada, de acordo com o regulamento).

 

 

Canal: Economia I - Autor: FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES - Modificado em 20-11-2020 -