Contabilidade Analítica (2 º Sem 2019/2020)

GDESP

Anúncio

Publicar Publicado em 08-06-2020

Útimas informações EN

Caros alunos,

Na sequência de alguns emails que fomos recebendo prestamos as seguintes informações adicionais relativamente ao exame de CAN EN:

1. A nota mínima no exame de EN de CAN é de 7,5 valores conforme regras de avaliação estabelecidas no programa da uc e que foram apresentadas na 1ª aula. Não há nota mínima de avaliação contínua.
2. A 1ª parte do exame (ficha) será disponibilizado às 9h. Caso já estejam dentro do menu das fichas, têm de voltar atrás para vos aparecer a ficha distribuída.
3. O exame de CAN não necessita de uploads ou envio de documentos por email. Todo o exame é respondido diretamente no Aquila, através de escolhas múltiplas ou de respostas em caixas de texto.
4. Nas perguntas de escolha múltipla não é necessário apresentar cálculos, apenas devem selecionar a resposta correta. Caso não queiram responder a uma questão (pois respostas erradas descontam ¼ da cotação), devem deixá-la em branco. Caso já tenham selecionado uma resposta, não a conseguem desselecionar sem selecionar outra. Assim, para voltar a colocar esta questão em branco, devem usar a opção “limpar resposta” que aparece junto a cada pergunta. Ao selecionar a opção “limpar resposta”, têm depois de confirmar a eliminação da resposta, e a pergunta ficará em branco, pelo que não será descontado ¼ da cotação da pergunta. Por existir esta funcionalidade no Aquila, não existirá a opção “Não quero responder”.
5. Nas perguntas de resposta aberta em caixa de texto, devem apresentar todos os cálculos e/ou justificações necessárias que suportem a vossa resposta final. Naturalmente que o detalhe destes cálculos dependerá do tempo disponível para responderem. Se tiverem pouco tempo, devem apresentar os cáculos/justificações de modo mais sucinto até chegarem à resposta final. Se tiverem mais tempo, podem ser mais detalhados na resposta.
6. Relativamente à submissão das respostas durante a ficha, o procedimento é o seguinte: o botão de “submeter” está no final da ficha, pelo que têm de fazer o scroll down. Depois de submeterem a ficha, têm de voltar ao menu fichas, e voltar a entrar na ficha a decorrer. Apesar de todos estes passos, é suposto ser um procedimento rápido. Por isso aconselhamos a que, enquanto pensam numa resposta a uma pergunta, submetam o que já fizeram anteriormente para evitar surpresas desagradáveis no momento de submissão final. Como referido, poderão sempre voltar a editar o que fizeram atrás desde que ainda estejam dentro do tempo definido para a ficha.
7. Back-ups: caso queiram fazer um back-up do que já fizeram antes de submeter (não se dê o caso do Aquila apagar indevidamente as respostas) devem copiar para o word as vossas respostas, de modo a que seja fácil voltar a copiar para o Aquila o que fizeram anteriormente. Esse back-up também poderá servir de prova sobre o que fizeram, mas apenas caso o Aquila falhe. Isto é, não aceitaremos back ups porque não submeteram a tempo, aceitaremos back ups caso ao submeterem o Aquila tenha falhado. Neste caso devem tirar print secreen do erro do Aquila e enviar de imediato para a conta de email slourenco@iseg.ulisboa.pt o print screen do erro e o backup word. Não temos nenhuma indicação que isto vá acontecer, pois já testámos a prova e correu tudo bem, mas naturamente imprevistos acontecem.
8. Relativamente à estrutura da prova, e além do que divulgámos anteriormente ( 20-25% teóricas, remanescente práticas), apenas poderemos adiantar que as duas primeiras fichas são essencialmente escolhas múltiplas e as duas últimas de resposta aberta (caixas de texto).  Os diferentes capítulos da matéria encontram-se misturados ao longo do exame.
9. Como também referido anteriormente, o tempo é suficiente para responderem a todas as questões e submeterem diversas vezes a ficha ao longo dos 20m. Naturalmente que não podem “perder” tempo a estudar durante o exame, pelo que devem evitar a tentação de ir “validar” a resposta sem terem acabado a ficha e de a terem submetido. Depois de terem terminado e submetido podem verificar tudo o que quiserem se tiverem tempo.
10. Uma estratégia possível para otimizar o tempo é começarem pelas perguntas que sabem responder diretamente  e deixar para o fim as que precisam de fazer alguma consulta, e que por isso, levam mais tempo a responder. Enquanto fazem a consulta, podem submeter o que já está respondido, salvaguardando assim o trabalho realizado.
11. O Aquila apresenta uma contagem do tempo até 5m do final da ficha, depois disso o  cronómetro desaparece para alertar o alunos para a necessidade de submissão. Deste modo, devem controlar o tempo por vocês próprios, e submeter atempadamente a ficha nos 20m disponíveis.

Mais uma vez apelamos à vossa calma e serenidade, que só vos ajudam na resolução do exame. Se alguma coisa não correr como previsto, cá estaremos para resolver o problema da forma mais justa possível.

Votos de um bom descanso para todos e de um excelente exame amanhã!

A equipa de CAN

Canal: Contabilidade Analítica - Autor: SOFIA MARGARIDA MORAIS LOURENÇO - Data de criação: 08-06-2020