Sistemas de Controlo de Gestão (2 º Sem 2019/2020)

CFFE (Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais)

Anúncio

Publicar Publicado em 17-06-2020

Informações para o Exame de EN

Caros alunos de SCG,

 

Espero que este email vos encontre bem e com saúde, tal como às vossas famílias.

 

Relativamente ao exame de SCG desta sexta-feira, 19 de junho às 9h, tenho as seguintes informações:

 

1. O exame de SCG é com consulta e individual, sem recurso a terceiros e sem fornecer informação a terceiros, de acordo com o compromisso de honra assinado pelos alunos e que foi definido pelo ISEG.
2. Relembro que o exame é com consulta apenas por questões técnicas e que foi desenhado para ser sem consulta. Deste modo, é importante não “perderem” tempo com consultas desnecessárias se sabem a resposta e/ou como resolver a pergunta. Validações de matéria para ficarem mais confiantes, devem ser feitas depois de terem respondido a tudo e caso tenham tempo disponível.
3. Uma boa gestão do tempo é fundamental para um boa nota. Devem tentar responder a todas as perguntas e não sobre-investir numa pergunta. É mais fácil obterem pontos pela 1ª parte de uma resposta a uma pergunta, do que os últimos pontos de outra pergunta onde já trabalharam bastante.
4. Uma estratégia possível para otimizar o tempo é começarem pelas perguntas que sabem responder diretamente  e deixar para o fim as que precisam de fazer alguma consulta, e que por isso, levam mais tempo a responder.
5. Às 8h 45m do dia 19 de junho todos os alunos têm de estar no Teams numa reunião da equipa das aulas - SCG S03 & S33 (TP). Esta reunião já foi criada, pelo que os alunos podem aceder à reunião do “Exame SCG – EN” via horário. Para os alunos que não tenham a opção horário no Teams, às 8h 45m devem aceder à equipa e “participar” na reunião que estará a decorrer.
6. Os alunos que não têm acesso ao Teams devem com a MÁXIMA URGÊNCIA  contactar a Direção de Sistemas de Informação do ISEG (dsi@iseg.ulisboa.pt) para obterem acesso.
7. Ao entrar na reunião, os alunos devem ligar as câmaras e os microfones (durante a prova os microfones poderão ser desligados pelo docente por motivos de ruído de fundo). Os alunos que não têm câmara no computador devem aceder ao Teams via smartphone.
8. Às 8h 45m será feita a chamada pela docente.
9. Ao ser chamado o aluno deve responder à chamada e subsequentemente apresentar o seu cartão de cidadão (ou passaporte) junto à câmara para que que possa ser devidamente identificado.
10. Alunos não identificados serão sujeitos a prova oral.
11. Alunos que eventualmente não sejam identificados antes do início do exame por falta de tempo, serão identificados nos intervalos subsequentes.
12. Às 9h os alunos, mantendo-se na reunião no Teams com a câmara ligada, devem em simultâneo aceder às tarefas (assignments) dentro da equipa de SCG no Teams, onde será disponibilizado o Forms do Exame. Não será utilizado o Aquila como inicialmente programado devido a problemas técnicos que têm ocorrido com os exames nesta plataforma.
13. Às 9h a 1ª parte do exame será disponibilizada automaticamente nas tarefas (assignments) da equipa de SCG no Teams e começa o exame.
14. Caso algum aluno não tenha acesso ao exame deve de imediato avisar-me na reunião no Teams e enviar um email para slourenco@iseg.ulisboa.pt para que a prova lhe seja enviada por email.
15. O exame é composto por 4 partes, cada uma com 20m, existindo um intervalo de 10m entre cada parte. Este formato de exame é o que foi recomendado pelo Conselho Pedagógico.
16. Assim, o horário detalhado do exame é o seguinte:
a. Das 9h às 9h 20m – Parte I
b. Das 9h 20m às 9h 30m– 1º Intervalo
c. Das 9h 30m às 9h 50m – Parte II
d. Das 9h 50m às 10h – 2º Intervalo
e. Das 10h às 10h 20m– Parte III
f. Das 10h 20m às 10h 30m – 3º Intervalo
g. Das 10h 30m às 10h 50m – Parte IV
17. Os alunos com necessidades educativas especiais têm uma tolerância de 10m em cada parte, conforme as regras definidas pelo Conselho Pedagógico. Ou seja, para estes alunos cada parte será de 30m, beneficiando dos mesmos 10m de intervalo entre cada parte. Deste modo, o seu horário é o seguinte:
a. Das 9h às 9h 30m – Parte I
b. Das 9h 30m às 9h 40m– 1º Intervalo
c. Das 9h 40m às 10h 10m – Parte II
d. Das 10h 10m às 10h 20m – 2º Intervalo
e. Das 10h 20m às 10h 50m– Parte III
f. Das 10h 50m às 11h – 3º Intervalo
g. Das 11h às 11h 30m – Parte IV
18. Devido às preocupações com o tempo de prova, o exame foi simplificado. Não existem escolhas múltiplas para evitar penalizações e não existem uploads de ficheiros para evitar problemas neste processo.
19. O exame é composto apenas por perguntas abertas com respostas em caixas de texto. Os alunos devem responder do modo mais direto possível mas completo. Sempre que as perguntas forem numéricas os alunos devem apresentar todos os cálculos e/ou justificações que suportam as suas respostas. Naturalmente que havendo pouco tempo disponível as respostas devem ser mais sintéticas e apresentar sempre o resultado final.
20. Os alunos devem fazer backup das suas respostas fazendo print screen do respetivo ecran de resposta. Caso ocorra algum problema, os alunos devem enviar de imediato um email com o print screen das respostas para slourenco@iseg.ulisboa.pt
21. Cada ficha tem uma tolerância de 2 minutos para submissão. Os alunos devem usar estes 2m para a submissão e não para resolver o exame sob pena de não submeterem a tempo. Caso o aluno não consiga submeter por algum problema técnico, deve enviar de imediato um email com o print screen do erro e backup do seu exame.
22. Só depois da última parte do exame estar submetida, o aluno pode desligar a câmara e o microfone (se ainda estiver ligado), e sair da reunião do Teams.

 

 

 

 


Finalmente, e para terminar esta mensagem, quero deixar uma palavra de confiança relativamente ao trabalho realizado ao longo do semestre e que o exame é apenas uma forma de validar os conhecimentos que adquiriram.
Além disso, o exame foi desenhado para atender às novas circunstâncias de avaliações à distância em que todos nós nos encontramos.

 

 

 

 

Bom estudo e bom exame!


Sofia Lourenço.

Canal: Sistemas de Controlo de Gestão - Autor: SOFIA MARGARIDA MORAIS LOURENÇO - Modificado em: 17-06-2020 - Data de criação: 17-06-2020