Estatística II (2 º Sem 2018/2019)

GDESP

Maio de 2019

Publicar Publicado em 17-05-2019

Guião para o 4º relatório

Os ficheiros Dados_1 e Dados_2 vão ser enviados por email.

1. Testes não paramétricos [Ver ficheiro Dados_1]

Grupos 1 e 2 vão utilizar os dados da 1ª e 2ª coluna  e testar se a amostra pode ter sido selecionada de uma população com distribuição normal utilizando um número de classes conveniente de intervalos de igual amplitude.

Grupos 3 e 4 vão utilizar os dados da 1ª e 2ª coluna  e testar se a amostra pode ter sido selecionada de uma população com distribuição normal utilizando um número de classes conveniente de intervalos de igual probabilidade.

Grupos 5 a 7 vão utilizar os dados da 3ª , 4ª e 5ª coluna  e testar se a amostra pode ter sido selecionada da população indicada utilizando um número de classes conveniente de intervalos de igual amplitude.

2. Modelo de regressão linear múltipla  -

- selecionar uma amostra de dimensão 75 com base nos valores constantes do ficheiro Dados_2

- modelo:

Ln(Rend)=β_0+β_1 Idade+ β_2 Anos escolaridade+δ_1 Género+δ_2 Casado

- definir as variáveis artificiais

- estimar o modelo;

- interpretar os coeficientes estimados

- Testar a nulidade conjunta e individual dos coeficientes do modelo

- prever o salário de um homem com 30 anos de idade, 10 anos de escolaridade, casado

Canal: Estatística II - Autor: GRAÇA MARIA JUSTINA LEÃO FERNANDES - Modificado em 22-05-2019 -