Estatística I (G) (2 º Sem 2019/2020)

FIN , GES

Abril de 2020

Publicar Publicado em 29-04-2020

aula 17

O vídeo da aula de hoje já está disponível aqui.

O ficheiro de vídeo estão em formato mp4 e está "zipado" (comprimido) pelo que será necessário "deszipar" (descomprimir) para uma pasta. Quem não tiver o software Winzip, sugiro que instale o software 7-zip para descomprimir estes ficheiros.

Os slides apresentados no vídeo estão disponíveis aqui.

Aviso: À hora da aula teórica (13h30) o responsável da UC (Professor Paulo Parente) irá estar disponível no chat room do software MS TEAMS para esclarecer dúvidas respeitantes à matéria. Estas sessões pressupõem que os alunos tenham visto previamente os vídeos da matéria abrangida pela aula e que tenham complementado o estudo com a leitura das páginas correspondentes do livro.  Quando não houver mais dúvidas por esclarecer a sessão será dada por terminada. O responsável da UC também está disponível para esclarecer as dúvidas dos alunos em relação aos conceitos teóricas via email (pparente@iseg.ulisboa.pt ). Os alunos que pretenderem marcar sessões de esclarecimento adicionais através da ferramenta TEAMS da Microsoft, deverão contactar o responsável da UC.

4.2 Variáveis aleatórias contínuas
4.2.3 A variável aleatória exponencial
4.2.4 As variáveis aleatórias gama e qui-quadrado

ficheiro de vídeo: aula17.zip e aula17.mp4
ficheiro pdf: aula17.pdf

Os alunos devem ler as páginas 250 a 262 do livro.

Publicar Publicado em 24-04-2020

Solução de alguns exercícios - 5

A solução dos exercícios 4 e 20 do Capítulo 5 do livro estão disponíveis aqui.

Relembro que os exercícios a trabalhar nesta semana eram os exercícios 1, 4, 20 do Capítulo 5 do livro.
Os alunos que pretenderem verificar se as suas soluções dos restantes exercícios estão corretas, deverão digitalizar a suas resoluções destes exercícios (ou tirar fotografias das resoluções) e enviar ao seu professor assistente para comentários.

Professor Carlos Oliveira: carlosoliveira@iseg.ulisboa.pt

Canal: Estatística I (G) - Autor: PAULO MIGUEL DIAS COSTA PARENTE - Modificado em 01-05-2020 -

Publicar Publicado em 27-04-2020

aula 16

4.2 Variáveis aleatórias contínuas

4.2.1 A variável aleatória uniforme contínua

4.2.2 A variável aleatória normal

ficheiro de vídeo: aula16.zip e aula16.mp4
ficheiro pdf: aula16.pdf

Esta semana os alunos devem trabalhar os seguintes exercícios: Exercícios: 24, 27, 34, 39 e 43 do Capítulo 5 do livro (Distribuições teóricas).

Os alunos devem ler as páginas 237 a 250 do livro.

Paulo Parente

Canal: Estatística I (G) - Autor: PAULO MIGUEL DIAS COSTA PARENTE - Modificado em 27-04-2020 -

Publicar Publicado em 22-04-2020

aula 15

4.1 Variáveis aleatórias discretas
4.1.3 A variável aleatória binomial
4.1.4 A variável aleatória de Poisson

ficheiro de vídeo: aula15.zip e aula15.mp4
ficheiro pdf: aula15.pdf

Esta semana os alunos devem trabalhar os seguintes exercícios: Exercícios: 1,4 e 20 do Capítulo 5 do livro (Distribuições teóricas).

Os alunos devem ler as páginas 216 a 220 e 230 a 235 do livro.

Publicar Publicado em 20-04-2020

aula 14

3.16 A lei das expectativas iteradas
4.1 Variáveis aleatórias discretas
4.1.1 A distribuição uniforme discreta
4.1.2 A variável aleatória de Bernoulli

ficheiro de vídeo: aula14.zip e aula14.mp4
ficheiro pdf: aula14.pdf

Os alunos devem ler as páginas 189 a 195 e 213 a 216 do livro.

Paulo Parente

Canal: Estatística I (G) - Autor: PAULO MIGUEL DIAS COSTA PARENTE - Modificado em 20-04-2020 -

Publicar Publicado em 15-04-2020

aula 13

3-Variáveis aleatórias multivariadas
3.9 Valores esperados marginais (continuação)
3.10 Momentos em relação à origem
3.11 Momentos em relação à média
3.12 A covariância
3.13 O coeficiente de correlação
3.14 Momentos de funções lineares de variáveis aleatórias
3.15 Valor esperado condicional

ficheiro de vídeo: aula13.zip e aula13.mp4
ficheiro pdf: aula13.pdf

Os alunos devem ler as páginas 181 a 191 (excepto a regra do valor esperado iterado) do livro.

Esta semana os alunos devem trabalhar os seguintes exercícios: 7d)-g), 24, 31 do CAP 4: Variáveis aleatórias multidimensionais

Publicar Publicado em 17-04-2020

Solução de alguns exercícios - 4

A solução dos exercícios 7d-g) e 24 do Capítulo 4 do livro estão disponíveis aqui.

Relembro que os exercícios a trabalhar nesta semana eram os exercícios 7d-g), 24, 31 do Capítulo 4 do livro.

Publicar Publicado em 03-04-2020

Solução de alguns exercícios - 3

A solução dos exercícios 7a-c) e 20 do Capítulo 4 do livro estão disponíveis aqui.

Relembro que os exercícios a trabalhar nesta semana eram os exercícios 3, 7a-c), 16, 20 do Capítulo 4 do livro.

Professor Carlos Oliveira: carlosoliveira@iseg.ulisboa.pt

Canal: Estatística I (G) - Autor: PAULO MIGUEL DIAS COSTA PARENTE - Modificado em 03-04-2020 -

Publicar Publicado em 01-04-2020

aula 12

3.7 Funções de distribuição condicionais
    3.7.2 Variáveis aleatórias contínuas
3.8 Valores esperados de funções de variáveis aleatórias multivariadas
3.9 Valores esperados marginais

ficheiro de vídeo: aula12.zip e aula12.mp4
ficheiro pdf: aula12.pdf

Os alunos devem ler as páginas 175 a 181 do livro.