Economia I (1 º Sem 2020/2021)

ECO , EGERAIS , MAEG

Dezembro de 2020

Publicar Publicado em 21-12-2020

Exame da Época Normal - alunos por sala e instruções

Distribuição dos alunos pelas salas - Exame da Época Normal

O período pandémico que atravessamos exige-nos cuidados e procedimentos especiais em eventos presenciais, como são os exames finais. O ISEG tem asseguradas as condições basilares, reconhecidas oficialmente por entidade externa, para que as provas decorram com toda a segurança sanitária, mas os nossos comportamentos corretos são fulcrais para que tudo corra bem, sem contingências. Assim:

- é obrigatório o uso permanente da máscara e devemos desinfetar muito frequentemente as mãos com solução de álcool gel.

- Uns minutos antes da prova, os alunos devem dirigir-se para o interior da sua sala (ver mapa abaixo), ocupando um lugar autorizado (há sinalética para o efeito em todas as salas), e aguardar pelo vigilante da prova. O objetivo é que não exista concentração de pessoas nos corredores de acesso às salas.

- É muito importante que, no percurso para as salas, se cumpra o distanciamento físico entre as pessoas.

- Após conclusão da prova, devem seguir as instruções para a sua entrega que, na altura, serão prestadas pelo vigilante da prova.

- Todos devem conhecimento do documento com as regras para as avaliações do 1º semestre, que foi recentemente distribuído por email pela Presidência do ISEG.

Agradecemos desde já o cumprimento destes procedimentos.

A tabela abaixo descreve a distribuição dos alunos por sala para o Exame da Época Normal, marcado para o dia 4 de Janeiro de 2021, às 9:00.

Sala

TIAGO GONÇALVES MARTINS

VICTOR HUGO TESONI ACIOLI

Instruções para o Exame da Época Normal

1. A prova tem lugar no dia  4 de Janeiro de 2021, uma segunda-feira, pelas 9:00, com uma    duração máxima de duas horas e quinze minutos (2h 15m).   Não é permitida a consulta de    quaisquer elementos de estudo nas provas escritas finais desta unidade curricular, quer em suporte papel quer em suporte eletrónico.

2.    É necessário levar papel de prova (folhas de teste do ISEG) para a prova. Dado o calendário da prova, será conveniente   adquirir o papel de prova ainda antes do Natal, na papelaria da AEISEG.

3. A prova é constituída por duas partes: Parte A, com 16 perguntas de escolha múltipla, e Parte B, com três perguntas com alíneas, de resposta redigida, aberta. A Parte A vale 8 valores e a Parte B vale 12 valores. Nas perguntas de escolha múltipla cada resposta certa é cotada com 0,5 valores e cada resposta errada desconta 0,15 valores.

4. As respostas às perguntas de escolha múltipla, na   Parte A, são efetuadas na   tabela própria fornecida no enunciado. No final, a folha com a tabela, devidamente identificada no respetivo cabeçalho, é destacada e entregue juntamente com as folhas de resposta da Parte A. O enunciado poderá ficar na posse dos estudantes, no final da prova.

5. Cada uma das  perguntas da   Parte B é respondida em   folhas separadas, identificadas, cada uma delas, com o   nome  e  número  do aluno, no respetivo cabeçalho. Cada pessoa deve trazer papel de prova suficiente, tendo em conta que tem de responder a três perguntas (com alíneas) em folhas separadas. Portanto, terá de ter 3 cadernos separáveis para responder à Parte B da prova.

6. É autorizado o uso de máquina calculadora NÃO-GRÁFICA.

7. É obrigatório  desligar os telemóveis e outros dispositivos, como  tablets, smartwatches ou computadores portáteis, durante o tempo de prova. Não é autorizada a visualização dos aparelhos em funcionamento.

8. Em caso de desistência, os alunos só poderão abandonar a sala decorridos 30 minutos desde o início da prova, deixando ficar o enunciado na sala.

9. A  matéria elegível para a prova corresponde a todos os temas lecionados no conjunto das aulas teóricas e práticas da unidade curricular ao longo do semestre. Os capítulos do manual são os seguintes: capítulos 2 a 7 e 10 a 14,   inclusive, do manual adotado na disciplina (Krugman and Wells, 2018; 5ª edição).

Nota informativa à bibliografia: (i) no Cap. 7 (impostos), é excluída a leitura do ponto "Tax Fairness and Tax Efficiency" em diante (  inclusive) até final do capítulo; (ii); no Cap. 14 (Oligopólio) é excluída a leitura do ponto " Oligopoly in Practice" em diante (inclusive), até final do capítulo.

A  equipa docente de  Economia 1  deseja a todos os estudantes e às suas famílias um ótimo Ano Novo de 2021.

Canal: Economia I - Autor: FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES - Modificado em 29-12-2020 -

Publicar Publicado em 07-12-2020

Texto de apoio ao Estudo

Encontra-se publicado, na secção "Materiais de apoio", nesta página, um texto de apoio ao estudo com elementos de resumo dos principais tópicos de cada capítulo e alguns exercícios adicionais com resolução. Poderá ser um complemento para a preparação das avaliações.

Canal: Economia I - Autor: FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES -