Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

APS  >  3ª Edição  >  Currículo  >  Economia da Educação e Formação

Mestrado em Análise de Política Social

Plano Curricular 3ª Edição


Economia da Educação e Formação (EEDUF)

UC Competência

Economia da Educação e Formação(Economia)

UC Execução

Economia da Educação e Formação (2009/2010 - Semestre 2)

Contextos

Grupo: 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1, 2, 3

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Unidade enquadra as diferentes formas de desenvolvimento de qualificações e competências ao longo da vida, considerando as articulações que se desenvolvem entre os principais intervenientes: escola, empresa, centro de formação...

Revê criticamente abordagens teóricas tradicionais e contrapõe novas teorias, como as de ciclo de vida, ilustrando-as através de resultados de investigação empírica. Aprecia criticamente as políticas em curso e prepara para a avaliação dos resultados da implementação.

Analisa o caso português através de metodologias de aprendizagem inovadoras.

Programa

- Revisão crítica de conceitos e abordagens;
- Novos enquadramentos teóricos de escolaridade e aprendizagem;
- A educação e a formação como processos sociais;
- Educação e desenvolvimento económico: desequilíbrios e regulação;
- Financiamento da Educação e Relações Inter-institucionais;
- Portugal e o Quadro Europeu de Qualificações.

Metodologia de avaliação

Propõe-se como prioritária e alternativa ao Exame Final a Avaliação Contínua:

i. a elaboração de dois pequenos survey a partir de questões previamente distribuídas e sua apresentação em duas das aulas de debate (70%) ou;

ii. desenvolvimento de um tema relativo à actividade profissional do aluno/a (70%).

Conclui com a elaboração de um Relatório de Integração Final (30%).

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.