Mestrado em Ciências Económicas
Plano Curricular 1ª Edição
Economia dos Mercados e da Empresa (EMEE)
UC Competência
Economia dos Mercados e da Empresa(Economia)UC Execução
Economia dos Mercados e da Empresa (2008/2009 - Semestre 1)Contextos
Grupo: 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 1 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Situar a empresa nos mercados, definindo as suas fronteiras e as grandes linhas para a elaboração de estratégias de competitividade e de crescimento.
Introduzir os alunos na problemática vivida por empresas reais através da metodologia de estudo de casos.
Programa
- A Teoria Económica Relevante;
- A Evolução da Empresa Moderna;
- As Fronteiras Horizontais da Empresa;
- As Fronteiras Verticais da Empresa
- Concorrentes e Concorrência;
- Análise da Indústria;
- Estratégia e Vantagens Competitivas;
- Medidas para a Análise do Sucesso.
Metodologia de avaliação
Durante o período de aulas os alunos devem preparar dois trabalhos escritos para apresentação nas aulas.
A avaliação final tomará em conta um exame escrito (com a ponderação de 60%) e a avaliação dos trabalhos (40%).
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.