Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Plano Curricular Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Marketing da Inovação e Novos Produtos (MINP)
UC Competência
Marketing da Inovação e Novos Produtos(Gestão)UC Execução
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2020/2021 - Semestre 2)Marketing da Inovação e Novos Produtos (2019/2020 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2018/2019 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2017/2018 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2016/2017 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2015/2016 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2014/2015 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2013/2014 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2012/2013 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2011/2012 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2010/2011 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2009/2010 - Semestre 2)
Contextos
Grupo: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 2 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular (UC) de Marketing da Inovação e de Novos Produtos visa dotar os seus alunos com capacidades para a compreensão da lógica e funcionamento da atividade comercial (ótica de marketing); a perceção tanto dos fundamentos do planeamento e das funções nucleares da gestão comercial, como da importância da inovação em tal contexto. Fornecendo, por o efeito, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos, cuja articulação proporcionará capacidades de compreensão da importância da inovação no âmbito da função comercial, segundo as perspetivas sistémica e evolutiva da atividade empresarial, ao mesmo tempo que fornece o instrumental teórico para o desenvolvimento de ações de marketing em ambientes de mercado, em especial as que exigem atitudes de adoção de novos produtos num ambiente competitivo e de mudança.
Programa
1.Introdução ao Empreendedorismo
2.Identificação de Oportunidades de Marketing/Negócio
3.Modelos de Negócio
4.Plano de Marketing Empreendedor
5.Desenvolvimento do Marketing-Mix Empreendedor
6.(Estudos de Mercado)
7.Marketing no Contexto Empreendedor
8.Segmentação, Targeting e Posicionamento
9.Análise e Desenvolvimento dos Clientes
10.Análise da Concorrência
Metodologia de avaliação
.
Bibliografia
Principal
Entrepreneurial Marketing
Nijssen, E. J.
2014
1st edition, New York: Routledge.
Marketing for Entrepreneurs ? Concepts and applications for new ventures
Crane, F. G.
2013
California: Sage.
Secundária
Criar Modelos de Negócio
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A.
2011
Dom Quixote
The Four Steps to Epiphany
Blank, S.
2006
Steve Blank
Entrepreneurship: ideas in action
Greene, C. L.
2009
4th edition, South-Western Cengage Learning.
Empreendedorismo e Inovação
Sarkar, S.
2007
Escolar Editora