Licenciatura em Finanças
Plano Curricular Finanças
Emergência da Ásia-Pacífico (EAPAC)
UC Competência
Emergência da Ásia-Pacífico(Economia)UC Execução
Emergência da Ásia-Pacífico (2020/2021 - Semestre 2)Emergência da Ásia-Pacífico (2019/2020 - Semestre 2)
Emergência da Ásia-Pacífico (2018/2019 - Semestre 2)
Emergência da Ásia-Pacífico (2017/2018 - Semestre 2)
Emergência da Ásia-Pacífico (2016/2017 - Semestre 2)
Contextos
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Período: 3 Ano, 2 Semestre
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objetivo debater e refletir sobre a dinâmica das mudanças económicas, politicas e sociais na Asia-Pacífico e o seu impacto a nível global. Para isso, irá analisar de forma crítica e transversal quatro grandes questões: desenvolvimento económico, industrialização, comércio e globalização.
Programa
a) Emergência da Ásia-Pacífico
b) Estado e Empresas na Ásia-Pacífico
c) Industrialização e Comércio na Ásia-Pacífico
d) Globalização e Regionalismos na Ásia
O principal objectivo desta unidade curricular é debater e reflectir sobre a dinâmica das mudanças económicas, políticas e sociais na Ásia contemporânea e o impacto global da emergência da uma nova Ordem Asiática.Com esta unidade curricular, espera-se que os estudantes conseguiam reconhecer as principais questões que estão na base da dinâmica desta nova Ordem Asiática, desenvolvam capacidades críticas e analíticas face às leituras propostas e apliquem os conhecimentos adquiridos na análise de temas, desafios e problemas contemporâneos relacionados com as economias desta região. A unidade curricular irá abordar 4 grandes questões estruturantes do programa: desenvolvimento económico, industrialização, comércio e globalização.Em termos gerais, esta unidade curricular irá:
Propor aos estudantes uma análise critica sobre as condições que levaram a re-emergência económica da Ásia no princípio do século XXI;
Promover o debate sobre a experiência asiática de desenvolvimento político, económico e social em comparação com as experiências de outras regiões como a Europa, Estados Unidos da América ou América Latina;
Desafiar os estudantes a reflectir nas oportunidades e desafios num potencial mundo pós-Ocidental e policêntrico.
Metodologia de avaliação
A avaliação de época normal é constituída por seminários de grupo (20%), duas recensões críticas (15% cada) e por uma prova escrita final (50%). A avaliação de época de recurso é constituída apenas por uma prova escrita final (100%).
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.