Licenciatura em Finanças
Plano Curricular Finanças
Psicossociologia (PSI)
UC Competência
Psicossociologia(Ciências Sociais)UC Execução
Psicossociologia (2020/2021 - Semestre 2)Psicossociologia (2019/2020 - Semestre 2)
Psicossociologia (2018/2019 - Semestre 2)
Psicossociologia (2017/2018 - Semestre 2)
Psicossociologia (2016/2017 - Semestre 1)
Psicossociologia (2016/2017 - Semestre 2)
Psicossociologia (2015/2016 - Semestre 2)
Psicossociologia (2014/2015 - Semestre 2)
Psicossociologia (2013/2014 - Semestre 2)
Psicossociologia (2012/2013 - Semestre 2)
Psicossociologia (2011/2012 - Semestre 2)
Psicossociologia (2010/2011 - Semestre 2)
Psicossociologia (2009/2010 - Semestre 2)
Psicossociologia (2008/2009 - Semestre 2)
Psicossociologia (2007/2008 - Semestre 2)
Contextos
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 3 Ano, 1 Semestre
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 3 Ano, 2 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos alunos as bases para a compreensão dos processos psicológicos e comportamentais em contextos organizacionais e outros. A pertinência científica desta disciplina é sustentada pela ampla produção académica sobre temas que dizem respeito a processos individuais e organizacionais, nomeadamente aos contributos da Psicologia Social e Organizacional.
Em relação a competências técnicas, a UC oferece aos alunos um conjunto de ferramentas conceptuais com aplicação prática na vida laboral e organizacional. Para além de competências técnicas na área do comportamento e da Psicologia Organizacional, são treinadas competências comunicacionais e de trabalho em equipa.
Programa
- Natureza humana, personalidade e emoções;
- Perceção, impressões e atribuições causais;
- Processos de aprendizagem;
- Atitudes, satisfação e motivação;
- Equipas: coesão versus conflito;
- Comunicação interpessoal;
- Liderança : líderes e subordinados.
Metodologia de avaliação
A avaliação de cada estudante envolve:
- Participação nas aulas: 40%. A participação nas aulas é avaliada através da realização de exercícios planeados ao longo do semestre que são resolvidos na aula em equipas de 4 alunos.
- Realização de duas provas escritas cuja realização ocorre ao longo do semestre (60%). O primeiro exercício consiste num miniteste realizado numa aula a meio do semestre (30%), quanto ao segundo será realizado no dia de época normal (30%). A matéria questionada no primeiro miniteste corresponde ao total de capítulos abordados nas aulas antes do dia do teste. No segundo miniteste, os alunos apenas são interrogados acerca da restante matéria lecionada entre o primeiro miniteste e o último dia de aulas.
Não serão admitidos nesta UC estudantes com aulas sobrepostas.
Bibliografia
Principal
Manual de Psicossociologia das Organizações
Ferreira, J. M. Carvalho et al
2001
Lisboa, McGraw-Hill
Psicologia Social
Michener, H.A. et al.
2005
São Paulo, Pioneira Thomson Learning.
null
null
null
null
Manual de comportamento organizacional e gestão
Pina Cunha, M., Rego, A. Campos, R. Cabral-Cardoso, C.
2003
Lisboa, RH editora.
Psicologia Social
Vala, Jorge e Maria Benedicta Monteiro
2003
4ª edição. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.