Licenciatura em Finanças
Plano Curricular Finanças
JOGO Desafio Global de uma Economia Sustentável (JOGO-DP)
UC Competência
JOGO Desafio Global de uma Economia Sustentável(Ciências Sociais)UC Execução
JOGO Desafio Global de uma Economia Sustentável (2020/2021 - Semestre 2)JOGO Desafio Global de uma Economia Sustentável (2019/2020 - Semestre 2)
Contextos
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Desenvolvimento Pessoal > Critical Thinking
Período: 3 Ano, 2 Semestre
Peso
1.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Desenvolver uma visão critica sobre o atual sistema económico que enfatiza a concorrência inconsciente, convidando à delapidação de recursos naturais;
2. Compreender as inter-relações entre a dimensão económica e ambiental da economia;
3. Capacitar as atitudes empreendedoras e comportamentos de transformar escassez em riqueza económica e social, sem danos ambientais;
4. Refletir criticamente em torno dos desafios que estes novos modelos económicos apresentam na prática e as suas implicações para a gestão de empresas; melhorar a capacidade de negociação.
Programa
1. Adquirir uma forma de pensar a criação de valor numa economia interconectada de mercados globalizados, mas que privilegia a sustentabilidade dos territórios;
2. estimular ganhos coletivos, i.e., aprender a ver como é que os outros ganham quando eu ganho;
3. Experimentar o valor da colaboração;
4. Desenvolver atitudes empreendedoras e novos comportamentos orientados para transformar escassez em criação de valor.
Metodologia de avaliação
A avaliação final contempla o desempenho e a participação dos alunos nas jogadas desenvolvidas ao longo das sessões. Cada aluno deve entregar uma ficha com as suas reflecções pessoais sobre o que aprendeu com o Jogo.
Bibliografia
Principal
Natural Capitalism: Creating the Next Industrial Revolution.
Paul Hawken, Amory B. Lovins, and L. Hunter Lovins
1999
New York: Little, Brown and Company
The way out: kick-starting capitalism to save our economic ass.
Hunter Lovins, Boyd Cohen
2012
Hill and Wang
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.