Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

SEO  >  15ª Edição  >  Currículo  >  Problemas da Sociedade Contemporânea

Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações

Plano Curricular 15ª Edição


Problemas da Sociedade Contemporânea (PSOC)

UC Competência

Problemas da Sociedade Contemporânea(Ciências Sociais)

UC Execução

Problemas da Sociedade Contemporânea (2008/2009 - Semestre 1)

Contextos

Grupo: 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1 Ano, 1 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Discutir e compreender alguns dos eixos principais de transformação das sociedades contemporâneas, com relevo para as dinâmicas da população, migrações, mercado de trabalho e relações de género.

São fornecidos elementos teóricos variados, com destaque para os resultantes da análise das sociedades europeias.

Programa

População e migrações
. As tendências demográficas contemporâneas;
. Causas e consequências das migrações internacionais;
. A imigração nas sociedades europeias;
. As novas lógicas da estratificação social.
Relações de género e mercado de trabalho
. Perspectivas teóricas sobre a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho;
. Transformações no mercado de trabalho: flexibilidade e relações de género;
. Novas tecnologias, reconfiguração socioprofissional e novos padrões de segregação sexual;
. Processos de globalização, divisão internacional do trabalho e novas desigualdades de género.

Metodologia de avaliação

- Dois ensaios, relativos a cada um dos pontos do programa da disciplina (80%).

- Uma apresentação oral em seminários e participação nas aulas (20%).

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.