Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações
Plano Curricular 15ª Edição
Sociologia da Empresa I (SEMP1)
UC Competência
Sociologia da Empresa I(Ciências Sociais)UC Execução
Sociologia da Empresa I (2008/2009 - Semestre 1)Contextos
Grupo: 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 2 Semestre
Grupo: 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 1 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Estudo das tendências de mudança do contexto sócio-económico a nível macro,
- Proporcionar uma compreensão das principais transformações sócio-organizacionais a nível micro,
- Identificar alguns dos problemas específicos que se colocam em Portugal no actual contexto da actual reestruturação económica e organizacional.
Programa
Tendências de transformação do contexto sócio-económico das empresas
- TIC e globalização: economia global e tendências da divisão internacional do trabalho;
- A transformação da estrutura empresarial e do emprego.
Tendências de transformação sócio-organizacional das empresas
- Debate sobre os novos sistemas produtivos;
- Tendências e estratégias de reorganização das empresas.
Reorganização das empresas, trabalho e recursos humanos
- A transformação dos padrões de trabalho e de emprego;
- Novas formas de organização do trabalho, qualificações, competências e formação.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.