Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

SEO  >  15ª Edição  >  Currículo  >  Análise de Redes Sociais

Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações

Plano Curricular 15ª Edição


Análise de Redes Sociais (ARS)

UC Competência

Análise de Redes Sociais(Ciências Sociais)

UC Execução

Análise de Redes Sociais (2008/2009 - Semestre 2)

Contextos

Grupo: 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Grupo: 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- dar a conhecer a análise de redes sociais (ARS), e o seu valor acrescentado no estudo dos fenómenos sociais, que reside no enfoque directo, e explícito na estrutura das relações sociais; compreender os efeitos desta estrutura, os constrangimentos e oportunidades que suscitam, na dinâmica dos colectivos, grupos e indivíduos

- utilizar o Software UCINET VI na análise de redes sociais

- Aprender as principais medidas de caracterização de uma rede social completa e de ego redes (por ex: densidade, centralidade, cliques, equivalência estrutural) ;

- aplicar estas medidas na análise de fenómenos sociais/organizacionais tais como influência social, liderança, difusão da informação, capital social.

Programa

- Introdução: redes sociais o que é, e o que diferencia das análises tradicionais nas ciências sociais;
- Investigação em ARS :métodos de recolha de dados; tipo de dados (sociogramas); análise de dados com UCINET VI e visualização com NetDraw;
- Redes completas (densidade, centralização, reciprocidade) vs ego-redes (densidade, heterogeneidade..);
- Os indivíduos : centralidade, capital social;
- Os subgrupos: componentes , cliques, key-players;
- Posições e papéis : equivalência estrutural.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.