Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações
Plano Curricular 15ª Edição
Análise de Redes Sociais (ARS)
UC Competência
Análise de Redes Sociais(Ciências Sociais)UC Execução
Análise de Redes Sociais (2008/2009 - Semestre 2)Contextos
Grupo: 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Período: 1 Ano, 2 Semestre
Grupo: 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 2 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- dar a conhecer a análise de redes sociais (ARS), e o seu valor acrescentado no estudo dos fenómenos sociais, que reside no enfoque directo, e explícito na estrutura das relações sociais; compreender os efeitos desta estrutura, os constrangimentos e oportunidades que suscitam, na dinâmica dos colectivos, grupos e indivíduos
- utilizar o Software UCINET VI na análise de redes sociais
- Aprender as principais medidas de caracterização de uma rede social completa e de ego redes (por ex: densidade, centralidade, cliques, equivalência estrutural) ;
- aplicar estas medidas na análise de fenómenos sociais/organizacionais tais como influência social, liderança, difusão da informação, capital social.
Programa
- Introdução: redes sociais o que é, e o que diferencia das análises tradicionais nas ciências sociais;
- Investigação em ARS :métodos de recolha de dados; tipo de dados (sociogramas); análise de dados com UCINET VI e visualização com NetDraw;
- Redes completas (densidade, centralização, reciprocidade) vs ego-redes (densidade, heterogeneidade..);
- Os indivíduos : centralidade, capital social;
- Os subgrupos: componentes , cliques, key-players;
- Posições e papéis : equivalência estrutural.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.