Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações
Plano Curricular 15ª Edição
Sociologia da Empresa II (SEMP2)
UC Competência
Sociologia da Empresa II(Ciências Sociais)UC Execução
Sociologia da Empresa II (2008/2009 - Semestre 2)Contextos
Grupo: 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 2 Ano, 1 Semestre
Grupo: 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 1 Semestre
Grupo: 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 2 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Identificar mudanças nas relações de emprego nas empresas, inseridas nas estratégias de resposta da gestão ao aumento de competitividade resultante dos processos de globalização e difusão das TIC.
- Aprofundar conhecimentos sobre a análise comparada dos sistemas nacionais de relações laborais e da sua reconfiguração actual.
- Identificar e debater especificidades nas dinâmicas do SRL português.
Programa
- As novas práticas de GRH e a cultura organizacional: perspectivas teóricas e controvérsias;
- Quadros teóricos sobre o estudo das relações laborais e da negociação colectiva;
- A análise comparada de modelos de relações laborais, nomeadamente: USA, Japão, França, Alemanha, Países do Norte da Europa, Reino Unido, Espanha e Portugal;
- A Europeização das relações laborais;
- Globalização e modelos nacionais de relações laborais: convergência ou divergência?
- Concertação e pactos sociais na Europa nas duas últimas décadas;
- O futuro das relações laborais e da negociação colectiva como métodos de regulação das relações de emprego.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.