Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

PDSEO  >  Sociologia Económica e das Organizações 2016  >  Currículo  >  Atelier de Metodologias Qualitativas

Programa de Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações

Plano Curricular Sociologia Económica e das Organizações 2016


Atelier de Metodologias Qualitativas (AMQ-DSEO)

UC Competência

Atelier de Metodologias Qualitativas(Ciências Sociais)

UC Execução

Atelier de Metodologias Qualitativas (2020/2021 - Semestre 2)
Atelier de Metodologias Qualitativas (2019/2020 - Semestre 2)
Atelier de Metodologias Qualitativas (2018/2019 - Semestre 2)
Atelier de Metodologias Qualitativas (2017/2018 - Semestre 2)
Atelier de Metodologias Qualitativas (2016/2017 - Semestre 2)

Contextos

Grupo: Sociologia Económica e das Organizações 2016 > 3º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo deste atelier é permitir o aprofundamento das competências metodológicas qualitativas. O funcionamento em atelier procura criar um contexto interativo de aprendizagem através de realização de exercícios práticos e de debate de textos oferecidos pelos docentes responsáveis da unidade. O atelier funcionará fundamentalmente em torno de três formas de recolha de dados: a entrevista, as ferramentas participativas e a etnografia. O programa irá desenvolver-se com base em investigações internacionais e nacionais que permitirão discutir simultaneamente os recursos teóricos e as estratégias metodológicas, assim como os formatos de apresentação de resultados, tendo em conta os métodos de análise.

Programa

- Fundamentos da pesquisa qualitativa.

- A entrevista e as histórias de vida.

- As ferramentas participativas e o método transdisciplinar.

- O método etnográfico e a observação.

Metodologia de avaliação

A avaliação do atelier baseia-se:

(a) num exercício que consiste numa descrição etnográfica a propósito de uma situação previamente definida em aula (50%), e

(b) o guião de entrevista e realização de uma entrevista assim como a sua transcrição. O preenchimento da ficha "estratégia de investigação" é facultativo. A data de entrega do relatório deve ser definida com o docente responsável pela correção. O relatório pode ser entregue até ao fim do período de aulas (50%);

(c) na participação dos alunos durante as sessões.

Bibliografia

Principal

Les ficelles du métier.Comment conduire sa recherche en sciences s

Becker,H.S.

2002

*

Biography and society:The life history approach in the social sciences

Bertraux,D.

1981

Sage Publications

Skype interviews:reflections of two PhD researchers

Deakin, H.&Wakefield, K.

2014

Qualitative Research 603-616

Ten lies of ethnography:moral dilemmas of field research

Fine, G.A.

1993

Journal of Contemporary Ethnography 22(3) 167-294

Transdisplinary research in sustainability science:pactice,principlesand challenges

Lang,D.J.

2012

Sustainability Science, 7/1, 25-43

Ganchos,tachos e biscates

Machado,J.P.

2001

Porto:Ambar

Ethnographie de l'action:l'observation des details

Piette,A.

1996

Paris:Métaillé

Zen a arte de manutenção de motocicletas

Pirsig,R.M.

2007

Lisboa:Presença

Evaluation public participation exercises:a research agenda

Rowe,G &Frewer,L.J.

2004

Science,Technology and Human Values 29(4) 512-556

Etnographic stories as generalizations that intervene

Winthereik,B.R,&Verran,H,

2012

Science Studies, 25(1), 37-51

Interviewing an ultra-elite

Zuckerman,H.

1972

The Public Quartely,36/2, 159-175

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.