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EGCTI  >  Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação  >  Currículo  >  Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações

Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação

Plano Curricular Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação


Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (CTSO)

UC Competência

Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações(Ciências Sociais)

UC Execução

Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2020/2021 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2019/2020 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2018/2019 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2017/2018 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2016/2017 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2015/2016 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2014/2015 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2013/2014 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2012/2013 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2011/2012 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2010/2011 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2009/2010 - Semestre 2)

Contextos

Grupo: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Analisar as interelações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e distinguir abordagens deterministas e interativas sobre a relação entre Ciência e Sociedade.
- Permitir a compreensão das dinâmicas sociais, políticas, científicas e tecnológicas envolvidas na Ciência e na Tecnologia perspetivando possibilidades de mudança social
- Aplicar teorias e abordagens sociológicas e metodologias qualitativas conduzindo uma pesquisa sociológica num contexto de orientação.
- Desenvolver capacidades comunicacionais e interelacionais em contexto de investigação científica.

Programa

1. Entender a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e as Organizações

1.1.Temas atuais na compreensão da Ciência e da Tecnologia
1.2. Novos paradigmas da ciência
1.3. Investigar CTS: metodologias da Sociologia e dos Estudos Sociais da Ciência

2. Ciência, Globalização e Mudanças Sociais

2.1. A sociedade da informação e a sociedade em rede
2.2. A sociedade do risco
2.3. Governança da ciência

3. Trabalho Científico, Organização do Trabalho Científico e Profissão

3.1. Organização da ciência e da tecnologia
3.2. O laboratório: espaço de produção
3.3. Trabalho científico e profissão em ciência e tecnologia.

Metodologia de avaliação

1) apresentação de um texto proposto no programa, com entrega de um guião powerpoint no início da aula da aula. Este exercício visa explorar competências de síntese e capacidades de comentário a textos teóricos e empíricos, assim como fomentar competências de apresentação e discussão em equipa. Valorizam-se as soluções dinâmicas de discussão na sala de aula, assim como a capacidade de problematização dos textos propostos. O peso deste elemento de avaliação na classificação final é de 40 %.

2) trabalho individual ou de grupo (no máximo composto por 4 elementos) sobre um tema escolhido. A avaliação vale 50% e é realizada em dois momentos: uma primeira avaliação tem lugar com a entrega da proposta do trabalho (em data a comunicar pela docente) (10%) e uma segunda avaliação é feita com a entrega do trabalho final e a discussão oral com a docente (40%). O peso do trabalho na classificação final é de 50 %. As datas para a discussão serão estabelecidas fora do período de aulas mas dentro do calendário escolar.
3) participação nos seminários e outras atividades em sala de aula (10%).

Bibliografia

Principal

Risk Society

BECK, Ulrich

1992

Sage

Acting in an uncertain world: an essay on technical democracy

CALLON, Michel, LASCOUMES, Pierre, BARTHE, Yannick

2011

Cambridge, MIT Press

La era de la information, Vol 1.

CASTELLS, Manuel

1997

Madrid, Alianza Ed.

Taking European Knowledge Society Seriously

EUROPEAN COMISSION

2007

Report of the Expert Group on Science and Governance to the Science, Economy and Society Directorate, Bruxelles

null

null

null

null

The new production of knowledge

GIBBONS et al.

1994

London, Sage

Poder e Ambiente no Conflito da Co-Incineração de Resíduos Industriais Perigosos

JERÓNIMO, Helena M., Queimar a Incerteza

2010

Imprensa de Ciências Sociais, Lisboa

null

null

null

null

Reassembling the Social. An introduction to Actor-Network-Theory

LATOUR, Bruno

2005

Oxford University Press

Revisiting the Third Mission of Universities: Toward a Renewed Categorization of University Activities?

LAREDO, Philippe

2007

Higher Education Policy 2007, 20, 441?456.

Complexities. Social Studies of Knowledge Practices

LAW, John & MOL, Annemarie

2002

Duke University Press

Ciência com consciência

MORIN, Edgar

1994

Lisboa, Europa-América.

Post-Normal Science and the complexity of transitions towards sustainability, Ecological Complexity

RAVETZ, Jerome

2006

pp.275-284.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.