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EGCTI  >  Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação  >  Currículo  >  Marketing da Inovação e Novos Produtos

Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação

Plano Curricular Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação


Marketing da Inovação e Novos Produtos (MINP)

UC Competência

Marketing da Inovação e Novos Produtos(Gestão)

UC Execução

Marketing da Inovação e Novos Produtos (2020/2021 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2019/2020 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2018/2019 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2017/2018 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2016/2017 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2015/2016 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2014/2015 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2013/2014 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2012/2013 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2011/2012 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2010/2011 - Semestre 2)
Marketing da Inovação e Novos Produtos (2009/2010 - Semestre 2)

Contextos

Grupo: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1.Entender o quadro conceptual inerente ao empreendedorismo;
2.Entender os processos subjacentes ao empreendedorismo;
3.Identificar as principais etapas inerentes à criação de um negócio empreendedor;
4.Desenvolver processos de criatividade e geração de ideias para novos negócios;
5.Usar os conceitos de marketing e empreendedorismo para identificar novas oportunidades de negócio;
5.Usar os conceitos de marketing e empreendedorismo para identificar novas oportunidades de negócio;
7.Perceber todos os processos do marketing associados ao desenvolvimento de um novo produto/serviço/empresa;
8.Distinguir um plano de negócios de um plano de marketing empreendedor;
9.Desenvolver um plano de marketing empreendedor

Programa

1.Introdução ao Empreendedorismo
2.Identificação de Oportunidades de Marketing/Negócio
3.Modelos de Negócio
4.Plano de Marketing Empreendedor
5.Desenvolvimento do Marketing-Mix Empreendedor
6.(Estudos de Mercado)
7.Marketing no Contexto Empreendedor
8.Segmentação, Targeting e Posicionamento
9.Análise e Desenvolvimento dos Clientes
10.Análise da Concorrência

Metodologia de avaliação

-Apresentações Intermédias (AI);
-Presentação Final (AF);
-Projeto Final (PF);
-Prova escrita de avaliação individual (PEAI).
Nota do exame = 100% da nota final.

Bibliografia

Principal

Entrepreneurial Marketing

Nijssen, E. J.

2014

1st edition, New York: Routledge.

Marketing for Entrepreneurs ? Concepts and applications for new ventures

Crane, F. G.

2013

California: Sage.

Secundária

Criar Modelos de Negócio

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A.

2011

Dom Quixote

The Four Steps to Epiphany

Blank, S.

2006

Steve Blank

Entrepreneurship: ideas in action

Greene, C. L.

2009

4th edition, South-Western Cengage Learning.

Empreendedorismo e Inovação

Sarkar, S.

2007

Escolar Editora