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MKT  >  Marketing  >  Currículo  >  Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas

Mestrado em Marketing

Plano Curricular Marketing


Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (CMGM)

UC Competência

Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas(Gestão)

UC Execução

Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (2020/2021 - Semestre 1)
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (2019/2020 - Semestre 1)
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (2018/2019 - Semestre 1)
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (2017/2018 - Semestre 1)
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (2016/2017 - Semestre 1)
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (2015/2016 - Semestre 1)
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (2014/2015 - Semestre 1)
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (2013/2014 - Semestre 1)
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (2012/2013 - Semestre 1)
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (2011/2012 - Semestre 1)
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (2010/2011 - Semestre 1)
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (2009/2010 - Semestre 1)

Contextos

Grupo: Marketing > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1 Ano, 1 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do curso os estudantes deverão: compreender os principais conceitos, teorias e métodos de pesquisa que mais contribuem para entender o comportamento do consumidor; desenvolver uma compreensão deste comportamento que permita alicerçar as decisões do branding; compreender o conceito de ?Capital da Marca? e avaliar o valor das marcas para consumidores e empresas; demonstrar consciencialização para questões éticas nas organizações; dominar as abordagens para desenvolver o ?Capital da Marca? através da escolha de elementos da marca; da conceção de estratégias de marketing de suporte; e da alavancagem através de associações secundárias; ser capazes de desenvolver auditorias à marca e propor estratégias de reforço do capital da marca; compreender como são criadas e mantidas as marcas ?fortes? ao longo do tempo.
Aptidões e competências: Pensamento analítico e aptidões de resolução de problemas; Aptidões técnicas; Perspetiva ética; Capacidade de trabalhar em equipa e aptidões de comunicação.

Programa

1. Comportamento de Mercados:
- Pesquisa de Mercado: Abordagens, Guias de Ação e Novos Desenvolvimentos;
- Desvendar a Mente do Mercado: O Núcleo Psicológico: Perceção; Aprendizagem e Memória; Motivação, Valores e Envolvimento;
- O Próprio Consumidor Como Decisor: Decisão Individual; Decisão a Nível de Grupos e do Agregado Familiar;
- Comportamento de Mercados e Estratégia da Marca.
2. Gestão de Marcas:
- Introdução: Marcas e Gestão de Marcas;
- Identificação e Estabelecimento de Posicionamento e de Valores da Marca: Capital da Marca Centrado no Cliente; Posicionamento e Valores da Marca: Questões Éticas em Branding;
- Planeamento e Implementação de Programas de Marketing da Marca: Escolha dos Diferentes Elementos da Marca; Associações Secundárias da Marca para Criar Capital da Marca; Mensuração e Interpretação do Desempenho da Marca;
- Crescimento e Sustentabilidade do Capital da Marca;
- Estratégias para a Marca.

Metodologia de avaliação

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Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.