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Mestrado em Marketing

Plano Curricular Marketing


Estudos de Mercado (EMER)

UC Competência

Estudos de Mercado(Gestão)

UC Execução

Estudos de Mercado (2020/2021 - Semestre 1)
Estudos de Mercado (2019/2020 - Semestre 1)
Estudos de Mercado (2018/2019 - Semestre 1)
Estudos de Mercado (2017/2018 - Semestre 1)
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Estudos de Mercado (2013/2014 - Semestre 1)
Estudos de Mercado (2012/2013 - Semestre 1)
Estudos de Mercado (2011/2012 - Semestre 1)
Estudos de Mercado (2010/2011 - Semestre 2)
Estudos de Mercado (2009/2010 - Semestre 2)

Contextos

Grupo: Marketing > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1 Ano, 1 Semestre

Grupo: Marketing > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Compreender o objetivo e o valor dos estudos de mercado;
- Sensibilizar para o desenvolvimento dos estudos de mercado de forma ética: código de conduta e ética;
- Traduzir um problema de marketing em questões de investigação;
- Aprender as etapas chave do processo de pesquisa e desenhos alternativos de pesquisa, bem como as metodologias, ferramentas e técnicas apropriadas para a obtenção de dados e informação;
- Ser sensível aos enviesamentos e limitações dos dados em marketing;
- Ter a capacidade de planear e executar um estudo baseado em inquérito;
- Adquirir a capacidade de ser um utilizador crítico de estudos de mercado.

Programa

1. Introdução: Evolução e enquadramento dos Estudos de Mercado;
2. Definição e processo de elaboração do estudo de mercado;
3. Prática empresarial dos Estudos de Mercado:
- Elaboração da proposta;
- Códigos de conduta e ética.
4. Formulação do problema de pesquisa: perguntas e hipóteses de investigação;
5. Pesquisa exploratória:
- Dados secundários;
- Estudo qualitativos: ?Focus-group?, entrevistas em profundidade e técnicas projetivas.
6. Pesquisa descritiva:
- Inquéritos/entrevistas: Pessoal, telefónico, por correio e eletrónico;
- Observação.
7. Pesquisa causal: Experimentação;
8. Mensuração e escalas:
- Escalas primárias;
- Escalas comparativas e não comparativas.
9. Desenho do questionário;
10. Determinação da amostra:
- Definição da População;
- Processos de amostragem: Probabilístico e não probabilístico;
- Determinação da dimensão da amostra.
11. Operações de campo;
12. Preparação e análise de dados;
13. Elaboração do relatório final.

Metodologia de avaliação

.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.