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MKT  >  Marketing  >  Currículo  >  Análise Qualitativa de Dados em Marketing

Mestrado em Marketing

Plano Curricular Marketing


Análise Qualitativa de Dados em Marketing (AQLDM)

UC Competência

Análise Qualitativa de Dados em Marketing(Gestão)

UC Execução

Análise Qualitativa de Dados em Marketing (2020/2021 - Semestre 1)
Análise Qualitativa de Dados em Marketing (2019/2020 - Semestre 1)
Análise Qualitativa de Dados em Marketing (2018/2019 - Semestre 1)
Análise Qualitativa de Dados em Marketing (2017/2018 - Semestre 1)
Análise Qualitativa de Dados em Marketing (2016/2017 - Semestre 1)
Análise Qualitativa de Dados em Marketing (2015/2016 - Semestre 1)
Análise Qualitativa de Dados em Marketing (2014/2015 - Semestre 1)
Análise Qualitativa de Dados em Marketing (2013/2014 - Semestre 1)
Análise Qualitativa de Dados em Marketing (2012/2013 - Semestre 1)
Análise Qualitativa de Dados em Marketing (2011/2012 - Semestre 1)
Análise Qualitativa de Dados em Marketing (2010/2011 - Semestre 1)
Análise Qualitativa de Dados em Marketing (2009/2010 - Semestre 1)

Contextos

Grupo: Marketing > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 2 Ano, 1 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Capacitar os alunos para realizarem análise qualitativa assistida por computador, utilizando software específico - MAXqda® - em articulação com o Excel® e o SPSS®, permitindo-lhes:
- Identificar e selecionar fontes de informação escrita relevantes;
- Elaborarem um guião de entrevista e procederem à sua transcrição teoricamente orientada, em função dos objetivos do estudo;
- Procederem à codificação de informação não estruturada (fontes escritas e entrevistas transcritas);
- Tratar e interpretar a informação codificada;
- Apresentar os resultados qualitativos em quadros síntese e a quantificação dos indicadores em gráficos;
- Detetarem perfis sociográficos e atitudinais com base nos indicadores monocategoriais usados na codificação, articulando a Análise de Conteúdo com MAXqda com a Análise de Correspondências Múltiplas e de Clusters com SPSS.

Programa

1. Análise de Conteúdo: fundamentos, objetivos e domínios de aplicação;
2. Análise de conteúdo assistida por computador (QDA);
3. Introdução ao MAXqda: desktop, textos, códigos e memos;
4. Criação de um ficheiro em MAXqda: estrutura de codificação em função dos outputs pretendidos;
5. Transcrição de entrevistas teoricamente orientada: construção de uma grelha de transcrição;
6. Codificação em MAXqda;
7. Outputs:
- Quadros síntese da informação codificada, por dimensão e fontes;
- Ferramentas visuais do MAXqda.
8. Análise de Relevância temática: gráficos de frequências dos indicadores (articulação com Microsoft Excel);
9. Codificação automática com MAXdictio;
10. Nuvens de palavras;
11. Articulação entre o MAXqda e o SPSS:
- Análise de Correspondências Múltiplas com indicadores resultantes de uma Análise conteúdo (detetar configurações);
- Análise de Clusters (definir segmentos/tipos);
- Caracterizar os segmentos/tipos (clusters).

Metodologia de avaliação

Entrega de 1 trabalho de grupo: 30%
Apresentação, na aula, de 2 aplicações práticas (grupo): 30%
Participação nas aulas: 10%
Uma prova escrita individual: 30%

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.