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MKT  >  Marketing  >  Currículo  >  Análise Quantitativa de Dados em Marketing

Mestrado em Marketing

Plano Curricular Marketing


Análise Quantitativa de Dados em Marketing (AQDM)

UC Competência

Análise Quantitativa de Dados em Marketing(Gestão)

UC Execução

Análise Quantitativa de Dados em Marketing (2020/2021 - Semestre 1)
Análise Quantitativa de Dados em Marketing (2019/2020 - Semestre 1)
Análise Quantitativa de Dados em Marketing (2018/2019 - Semestre 1)
Análise Quantitativa de Dados em Marketing (2017/2018 - Semestre 1)
Análise Quantitativa de Dados em Marketing (2016/2017 - Semestre 1)
Análise Quantitativa de Dados em Marketing (2015/2016 - Semestre 1)
Análise Quantitativa de Dados em Marketing (2014/2015 - Semestre 1)
Análise Quantitativa de Dados em Marketing (2013/2014 - Semestre 1)
Análise Quantitativa de Dados em Marketing (2012/2013 - Semestre 1)
Análise Quantitativa de Dados em Marketing (2011/2012 - Semestre 1)
Análise Quantitativa de Dados em Marketing (2010/2011 - Semestre 1)
Análise Quantitativa de Dados em Marketing (2009/2010 - Semestre 1)

Contextos

Grupo: Marketing > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 2 Ano, 1 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Capacitar os alunos para realizarem análise estatística univariada, bivariada e multivariada, com utilização do SPSS.

Programa

1. Amostragem:
- Métodos de amostragem e desenvolvimento de um plano amostral;
- Intervalos de confiança e margens de erro.
2. Breve introdução ao SPSS:
- Criação e manipulação de bases de dados;
- Transformação de variáveis;
- Criação de índices e medidas de fiabilidade (Alpha de Cronbach);
- Seleção condicionada e aleatória de casos.
3. Análise de dados univariada:
- Frequências e estatísticas descritivas.
4. Análise de dados bivariada:
- Cruzamentos de variáveis;
- Testes de independência (não paramétricos e paramétricos) para duas amostras;
- Testes de independência (não paramétricos e paramétricos) para K amostras;
- Correlação linear simples;
- Regressão linear simples.
5. Análise de dados multivariada:
- Regressão linear múltipla;
- Regressão logística;
- Análise de componentes principais.
6. Segmentação:
- Análise de clusters;
- Caracterização dos clusters.

Metodologia de avaliação

.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.