Mestrado em Marketing
Plano Curricular Marketing
Metodologias de Investigação (MSINV)
UC Competência
Metodologias de Investigação(Gestão)UC Execução
Metodologias de Investigação (2020/2021 - Semestre 1)Metodologias de Investigação (2019/2020 - Semestre 1)
Metodologias de Investigação (2018/2019 - Semestre 1)
Metodologias de Investigação (2017/2018 - Semestre 1)
Metodologias de Investigação (2016/2017 - Semestre 1)
Metodologias de Investigação (2015/2016 - Semestre 1)
Metodologias de Investigação (2014/2015 - Semestre 1)
Metodologias de Investigação (2013/2014 - Semestre 1)
Metodologias de Investigação (2012/2013 - Semestre 1)
Metodologias de Investigação (2011/2012 - Semestre 1)
Metodologias de Investigação (2010/2011 - Semestre 1)
Metodologias de Investigação (2009/2010 - Semestre 1)
Contextos
Grupo: Marketing > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 2 Ano, 1 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Conhecimentos gerais metodologias de investigação, research design e sua fundamentação meta-teórica;
- Competências para caracterização epistemológica, ontológica e axiológica, da bibliografia que utilizarão para preparação do TFC ? trabalho de fim de curso;
- Aptidões para pesquisa, leitura e revisão crítica de literatura científica e outra, para o seu TFC;
- Aptidões para redação científica e técnica especializada;
- Aptidões para conceber e analisar criticamente projetos de pesquisa.
- Competências para preparação, orientada pelo docente, de uma proposta para o seu próprio TFC;
- Capacidade para mobilizar, em contexto de investigação, as competências e conhecimentos obtidos em outras unidades curriculares e, se necessário, complementarem-nos de forma expedita mas rigorosa com competências e conhecimentos adicionais.
Programa
- Introdução à Investigação; a natureza da investigação em Ciências Sociais, em Gestão e em Marketing;
- Processo de Investigação; desk research vs. field research; investigação teórica vs. aplicada; investigação exploratória vs. explicativa; pesquisa, leitura crítica e debate de artigos científicos e de dissertações e trabalhos de fim de curso anteriores;
- Breve Caracterização das Posturas Meta-teóricas e das Principais Abordagens Qualitativas e Quantitativas; caracterização das posturas meta-teóricas subjacentes às dissertações e trabalhos de fim de curso anteriores;
- A Natureza da Proposta de Investigação/Projeto de Pesquisa;
- Identificação de tópicos possíveis; revisões preliminares de literatura; escolha de tópico;
- Desenho e enunciado de Questões e Hipóteses de Pesquisa;
- Amostragem e Instrumentação; Validade e Fiabilidade;
- Redação da proposta de TFC.
Metodologia de avaliação
.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.