Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

FIN  >  Finanças  >  Currículo  >  Economia da Educação

Licenciatura em Finanças

Plano Curricular Finanças


Economia da Educação (EED)

UC Competência

Economia da Educação(Economia)

UC Execução

Economia da Educação (2020/2021 - Semestre 2)
Economia da Educação (2020/2021 - Semestre 1)
Economia da Educação (2019/2020 - Semestre 2)
Economia da Educação (2019/2020 - Semestre 1)
Economia da Educação (2018/2019 - Semestre 2)
Economia da Educação (2018/2019 - Semestre 1)
Economia da Educação (2017/2018 - Semestre 2)
Economia da Educação (2017/2018 - Semestre 1)
Economia da Educação (2016/2017 - Semestre 2)
Economia da Educação (2016/2017 - Semestre 1)
Economia da Educação (2015/2016 - Semestre 2)
Economia da Educação (2015/2016 - Semestre 1)
Economia da Educação (2014/2015 - Semestre 2)
Economia da Educação (2014/2015 - Semestre 1)
Economia da Educação (2013/2014 - Semestre 2)
Economia da Educação (2013/2014 - Semestre 1)
Economia da Educação (2012/2013 - Semestre 2)
Economia da Educação (2012/2013 - Semestre 1)
Economia da Educação (2011/2012 - Semestre 1)
Economia da Educação (2010/2011 - Semestre 1)

Contextos

Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

Período: 3 Ano, 2 Semestre

Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

Período: 3 Ano, 1 Semestre

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Unidade Curricular de Economia da Educação visa apetrechar os/as alunos/as com o conhecimento actual, rigoroso e cientificamente enquadrado dos principais problemas e desafios da Educação e Formação em Portugal e no contexto Europeu.

Como domínio da Economia e políticas públicas, a UC considerará as principais teorias de suporte ? como as do capital humano e do ciclo de vida ? as relações entre educação, crescimento e desenvolvimento económico, as questões da eficácia, eficiência e equidade em Educação, o financiamento da Educação pública, entre outros tópicos principais.

O trabalho com indicadores estatísticos nacionais e internacionais, e a preparação para a consulta de bases de dados de referência em Economia, como o EUROSTAT, a da OCDE, a portuguesa PORDATA constituem objectivos importantes da UC.

Programa

- Introdução à História da Educação em Portugal;
- O mercado de Educação;
- A teoria do Investimento em Capital Humano e suas críticas;
- Novas abordagens teóricas;
- Educação e desenvolvimento económico;
- Educação e Formação ao Longo da Vida;
- Educação e Formação como processos interinstitucionais supranacionais;
- O financiamento da Educação - breve introdução

Metodologia de avaliação

.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.