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FIN  >  Finanças  >  Currículo  >  Marketing Digital e Social Media

Licenciatura em Finanças

Plano Curricular Finanças


Marketing Digital e Social Media (MDSM)

UC Competência

Marketing Digital e Social Media(Gestão)

UC Execução

Marketing Digital e Social Media (2020/2021 - Semestre 2)
Marketing Digital e Social Media (2020/2021 - Semestre 1)
Marketing Digital e Social Media (2019/2020 - Semestre 2)
Marketing Digital e Social Media (2019/2020 - Semestre 1)
Marketing Digital e Social Media (2018/2019 - Semestre 2)
Marketing Digital e Social Media (2018/2019 - Semestre 1)
Marketing Digital e Social Media (2017/2018 - Semestre 2)

Contextos

Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

Período: 3 Ano, 1 Semestre

Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

Período: 3 Ano, 2 Semestre

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Fornecer as competências e o conhecimento necessários para implementar uma estratégia integrada de Marketing Digital;
- Promover a reflexão, a estimulação e o desenvolvimento de competências de marketing alargadas, aumentando a eficácia na gestão do plano de marketing;
- Desenvolver e aprofundar competências práticas que permitam planear, implementar, monitorizar e analisar o retorno da estratégia e plano de marketing, indo ao encontro das necessidades de formação de profissionais da área.
- Apreender quais as etapas no processo de planeamento digital, que integra a vertente estratégica (análise mercado, segmentação, posicionamento), operacional (marketing mix e escolha das opções táticas) e de medição de resultados (relação entre métricas, ?Key Performance Indicators? ? KPIs - e resultados);

Programa

1.Tendências em Marketing Digital - Big Data; Marketing 3.0; Media Tradicionais vs Novos Media; Criação de Campanhas Integradas; Alinhamento off-line-online; Customização da oferta; Real Time Marketing; Mobile Marketing; Re-targeting.
2. Consumer Journey: O processo de compra do consumidor e os pontos de contacto com a marca. O conceito ZMOT (Zero Moment of Truth). A Consumer Journey segundo o modelo McKinsey.
3. Plano de Marketing Digital: Do planeamento, à implementação.
4. A definição de objetivos com recurso à metodologia SMART e a criação de personas.
5. A escolha do mix de comunicação de acordo com os objectivos:
Promocionais: online content, viral marketing, email marketing, brand sponsored media; Transacionais: e-commerce / digitalização do ponto de venda / direct marketing;
Relacionais: eWord-of-Mouth / Digital Engagement / Social Networking / Key Opinion Leaders / User generated content;
6. Publicidade em Marketing Digital: formatos, especificações e métricas (CPCs, CPMs, CTRs, CPA, etc).
7. A integração de social media (fóruns, blogs, vlogs e redes sociais) no plano de marketing.
8. Panorama das redes sociais no mundo e em Portugal - Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, Pinterest, Snap.
9. Monitorização, gestão de crise e community management
10. Definição de métricas e KPIs; Análise de resultados e reporte.

Metodologia de avaliação

Exame escrito 60%
Participação e apresentação oral 10%
Relatórios escritos de trabalhos 30%

Bibliografia

Principal

Digital Marketing

Chafffey, D., Ellis- Chadwick, F

2015

6th Edition, Pearson

Secundária

Understanding Digital Marketing Strategies for Engaging the Digital Generation

Ryan, D.

2014

3rd edition, Kogan Page

Understanding Social Media

Ryan, D.

2015

Kogan Page