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FIN  >  Finanças  >  Currículo  >  Política Económica e Atividade Empresarial

Licenciatura em Finanças

Plano Curricular Finanças


Política Económica e Atividade Empresarial (PEAE-G)

UC Competência

Política Económica e Atividade Empresarial(Economia)

UC Execução

Política Económica e Atividade Empresarial (2020/2021 - Semestre 2)
Política Económica e Atividade Empresarial (2019/2020 - Semestre 2)
Política Económica e Atividade Empresarial (2018/2019 - Semestre 2)

Contextos

Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

Período: 3 Ano, 2 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1.Compreensão, em termos teóricos e práticos, a importância e o significado da sustentabilidade de uma economia;
2.Entendimento dos efeitos de longo prazo dos défices e de dívidas governamentais;
3.Compreensão sobre os custos macroeconómicos da perda relativa da flexibilidade de políticas económicas;
4.É necessário que se pense sobre o modo como se definem na prática as regras da política económica.
5.É necessário que se pense nas questões da economia política.

Programa

1. Conceitos
2. Política económica no mundo complexo com limites
3. Política orçamental
4. Política monetária
5. Políticas de crescimento

Metodologia de avaliação

1.Além dos exames das épocas tradicionais, nas aulas práticas será desenvolvido um processo de avaliação continua que inclui as seguintes componentes:
?Realização de um teste durante a semana de avaliações intercalares cuja matéria será definida previamente (50% da nota final da avaliação contínua).
?Serão constituídos grupos de trabalho que deverão:
a.Apresentar um dos textos da lista de referência para as aulas práticas (25% da nota da avaliação continua)
b.Comentar e dinamizar a discussão após a apresentação dos colegas de outro grupo de trabalho (25% da nota final da avaliação contínua).
c.As notas finais da avaliação contínua poderão ser majoradas com base na qualidade da participação dos alunos ao longo das aulas teóricas e práticas.
2.Os alunos não terão acesso ao exame da época normal se obtiverem uma nota média na avaliação contínua abaixo de 10 valores. Estes alunos terão no entanto acesso a outras épocas de exames.
3.A classificação final do exame da época normal será calculada com base no critério seguinte: Soma de 50% da nota média resultante do processo de avaliação contínua definido no ponto 1) e 50% da nota do exame escrito.

Bibliografia

Principal

Economic Policy

Agnès Bénassy et al. (2010),

2018-2019

Oxford University Press.

OECD at 50: Evolving Paradigms in Economic Policy Making

OECD (2011),

2018-2019

OECD Economic Outlook, volume 50, OECD.

Catching-up processes in the euro area, Quarterly Report on the Euro Area, 12(1),

Narcissa Balta (2013)

2018-2019

European Commission

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.