Licenciatura em Finanças
Plano Curricular Finanças
Marketing (M)
UC Competência
Marketing(Gestão)UC Execução
Marketing Estratégico (2020/2021 - Semestre 2)Marketing (2019/2020 - Semestre 2)
Marketing (2018/2019 - Semestre 1)
Marketing (2018/2019 - Semestre 2)
Marketing (2017/2018 - Semestre 2)
Marketing (2016/2017 - Semestre 2)
Marketing (2015/2016 - Semestre 2)
Marketing (2014/2015 - Semestre 2)
Marketing (2013/2014 - Semestre 1)
Marketing (2013/2014 - Semestre 2)
Marketing (2012/2013 - Semestre 1)
Marketing (2012/2013 - Semestre 2)
Marketing (2011/2012 - Semestre 1)
Marketing (2011/2012 - Semestre 2)
Marketing (2010/2011 - Semestre 2)
Marketing (2009/2010 - Semestre 2)
Marketing (2008/2009 - Semestre 2)
Marketing (2007/2008 - Semestre 2)
Contextos
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 2 Ano, 1 Semestre
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 2 Ano, 1 Semestre
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 2 Ano, 1 Semestre
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 2 Ano, 1 Semestre
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 2 Ano, 2 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Analisar o papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade.
2. Desenvolver capacidades para examinar como a empresa organiza, implementa e controla o esforço de marketing.
3. Compreender segmentação de mercado, seleção dos mercados-alvo e posicionamento.
4. Proporcionar um conhecimento aprofundado da gestão de cada elemento do marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição.
5. Apresentar um plano de marketing.
Programa
1. Definição e conceitos básicos do marketing.
2. Compreender o mercado e os clientes.
3. Estratégia de marketing orientada para o cliente e criação de valor para os clientes-alvo.
4. Análise dos elementos do marketing-mix:
-Produtos, serviços e marcas: gerar valor para o cliente;
-Mix de comunicação e comunicação integrada de marketing;
-Decisões de distribuição: entregar valor ao cliente;
-Decisões de preço.
5. Planeamento de marketing.
Metodologia de avaliação
1) Época normal
A avaliação de acordo com o artigo 2º do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos será o resultado de uma média ponderada dos seguintes elementos de avaliação:
- Prova escrita sobre a matéria (exame) a realizar no final do período de lecionação (ponderação de 60% - nota mínima 8 valores) ? prova individual;
- Componente de avaliação contínua ? através de participação nas aulas e Trabalho Final de Grupo ? (ponderação de 40%: 35% para o Trabalho Final de Grupo; 5% para a assiduidade e participação em sala de aula).
2) Época de recurso
A avaliação nesta época, de acordo com o artigo 3º (nº 1 e 2) do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos, é composta por uma prova escrita individual. A classificação final desta época considera a classificação global das componentes de avaliação ao longo do semestre, com os pesos definidos para a época normal, caso beneficie o aluno.
Melhoria de classificação resulta exclusivamente de prova escrita individual
e não depende dos resultados da avaliação ao longo do semestre (artigo 7º, nº 2 do RGAC), quando realizada de acordo com o definido no RGAC.
3) Época especial
A avaliação de acordo com o artigo 6º (nº 1) do Regulamento geral de avaliação de conhecimentos é composta por uma prova escrita individual.
Têm acesso à época referida no número anterior todos os alunos a quem faltem, no máximo, 24 créditos ECTS para concluir a licenciatura sem atender ao regime de precedências, bem como todos os alunos abrangidos por lei especial (artigo 6º, nº 2).
Bibliografia
Principal
Principles of Marketing
Kotler, Philip e Armstrong, Gary
2018
Global Edition, 17th Edition, Pearson.
Secundária
Marketing Management
Kotler, Philip e Keller, Kevin
2014
15th Edition, Prentice Hall, Saddle River
Essentials of Marketing Research: A Hands-On Orientation
Malhotra, Naresh K.
2015
1th Edition, Prentice Hall
The Marketing Plan Handbook
Wood, Marian Burk
2015
5th Edition, Pearson New International Edition.