Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

FIN  >  Finanças  >  Currículo  >  JOGO Desafio Global de uma Economia Sustentável

Licenciatura em Finanças

Plano Curricular Finanças


JOGO Desafio Global de uma Economia Sustentável (JOGO-DP)

UC Competência

JOGO Desafio Global de uma Economia Sustentável(Ciências Sociais)

UC Execução

JOGO Desafio Global de uma Economia Sustentável (2020/2021 - Semestre 2)
JOGO Desafio Global de uma Economia Sustentável (2019/2020 - Semestre 2)

Contextos

Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Desenvolvimento Pessoal > Critical Thinking

Período: 3 Ano, 2 Semestre

Peso

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Desenvolver uma visão critica sobre o atual sistema económico que enfatiza a concorrência inconsciente, convidando à delapidação de recursos naturais;
2. Compreender as inter-relações entre a dimensão económica e ambiental da economia;
3. Capacitar as atitudes empreendedoras e comportamentos de transformar escassez em riqueza económica e social, sem danos ambientais;
4. Refletir criticamente em torno dos desafios que estes novos modelos económicos apresentam na prática e as suas implicações para a gestão de empresas; melhorar a capacidade de negociação.

Programa

1. Adquirir uma forma de pensar a criação de valor numa economia interconectada de mercados globalizados, mas que privilegia a sustentabilidade dos territórios;
2. estimular ganhos coletivos, i.e., aprender a ver como é que os outros ganham quando eu ganho;
3. Experimentar o valor da colaboração;
4. Desenvolver atitudes empreendedoras e novos comportamentos orientados para transformar escassez em criação de valor.

Metodologia de avaliação

A avaliação final contempla o desempenho e a participação dos alunos nas jogadas desenvolvidas ao longo das sessões. Cada aluno deve entregar uma ficha com as suas reflecções pessoais sobre o que aprendeu com o Jogo.

Bibliografia

Principal

Natural Capitalism: Creating the Next Industrial Revolution.

Paul Hawken, Amory B. Lovins, and L. Hunter Lovins

1999

New York: Little, Brown and Company

The way out: kick-starting capitalism to save our economic ass.

Hunter Lovins, Boyd Cohen

2012

Hill and Wang

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.