Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

FIN  >  Finanças  >  Currículo  >  Gestão da Inovação

Licenciatura em Finanças

Plano Curricular Finanças


Gestão da Inovação (GI)

UC Competência

Gestão da Inovação(Gestão)

UC Execução

Gestão da Inovação (2020/2021 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2019/2020 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2018/2019 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2017/2018 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2016/2017 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2015/2016 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2014/2015 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2013/2014 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2012/2013 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2011/2012 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2010/2011 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2009/2010 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2008/2009 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2007/2008 - Semestre 2)
Gestão da Inovação (2007/2008 - Semestre 1)

Contextos

Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

Período: 3 Ano, 1 Semestre

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

-Fornecer aos alunos os elementos básicos necessários à gestão da inovação e da tecnologia, estimulando a capacidade de os aplicar em situações concretas;
-Analisar as relações entre tecnologia e estratégia e as suas implicações para a competitividade empresarial;
-Estudar os processos de gestão de projectos de desenvolvimento de novos produtos e/ou processos;
-Identificar as principais formas de acesso a tecnologia no exterior e as potencialidades da sua utilização;
-Analisar os processos de formação e gestão de acordos cooperativos de base tecnológica;
-Desenvolver capacidades de análise crítica sobre decisões empresariais e de responder a questões relativas à gestão da inovação e da tecnologia; e
-Abordar os problemas éticos associados à gestão da tecnologia e da inovação.

Programa

1 Inovação e tecnologia: perspectiva geral
2 Padrões de mudança nas tecnologias e nos mercados
3 Inovação e gestão na empresa
4 A Gestão da inovação como Gestão do paradoxo
5 Novas dimensões e desafios na Gestão da Inovação: Inovação Aberta; Inovação no Modelo de negócio; Modelos de Negócio Digitais e Empresas Plataforma
6 Estratégias tecnológicas e de inovação
7 Opções de desenvolvimento tecnológico
8 Processos de desenvolvimento de novos produtos
9 Cooperação de base tecnológica
10 Renovação da base de conhecimentos da empresa

Metodologia de avaliação

As aulas são de natureza teórico-prática, recorrendo a diferentes abordagens metodológicas para estimular o interesse dos alunos. A disciplina pretende estimular diferentes capacidades: pesquisa, reflexão sobre os temas, defesa de posições na turma, discussão de casos práticos e reflexão sobre a dimensão ética da gestão da tecnologia e da inovação. A atenção dos alunos é focada através do recurso a um livro texto, que actua como focussing device. Para além da dinâmica de aprendizagem em sala de aula, os alunos têm de preparar e apresentar nas aulas as suas respostas a questões concretas suscitadas pelos caos estudados. A aprendizagem e o trabalho em grupo são estimulados, tanto na abordagem dos casos, como na realização de um trabalho final sobre os processos e instrumentos de gestão da tecnologia e da inovação numa empresa concreta, com base em entrevista(s) na empresa e em pesquisa de material complementar.

Bibliografia

Principal

Strategic Management of Technology and Innovation

Burgelman, Robert A., Clayton M. Christensen e Steven C. Wheelwright

2009

5ª edição, McGraw-Hill, Nova Iorque

Hit Refresh: The quest to rediscover Microsoft?s soul and imagine a better future for everyone

Nadella, Satya

2017

HarperCollins, New York.

Gerir o Paradoxo: Uma aplicação à Gestão da Inovação

Simões, Vítor Corado

2013

Keynote speech, XXXVIII Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro

Strategic Management of Technology and Innovation,

Schilling, Melissa

2016

5ª ed., McGraw Hill, New York.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.