Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Gestão  >  Unidades Curriculares  >  Metodologias de Investigação

Metodologias de Investigação (MSINV)

Área

AC Gestão > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Marketing > Marketing > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Metodologias de Investigação

5ª Edição > 5ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Metodologias de Investigação

4ª Edição > 4ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Metodologias de Investigação

3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Metodologias de Investigação

2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Metodologias de Investigação

1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Metodologias de Investigação

16ª Edição > 16ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Metodologias de Investigação

6ª Edição > 6ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Metodologias de Investigação

7ª Edição > 7ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Metodologias de Investigação

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

- Conhecimentos gerais metodologias de investigação, research design e sua fundamentação meta-teórica;
- Competências para caracterização epistemológica, ontológica e axiológica, da bibliografia que utilizarão para preparação do TFC ? trabalho de fim de curso;
- Aptidões para pesquisa, leitura e revisão crítica de literatura científica e outra, para o seu TFC;
- Aptidões para redação científica e técnica especializada;
- Aptidões para conceber e analisar criticamente projetos de pesquisa.
- Competências para preparação, orientada pelo docente, de uma proposta para o seu próprio TFC;
- Capacidade para mobilizar, em contexto de investigação, as competências e conhecimentos obtidos em outras unidades curriculares e, se necessário, complementarem-nos de forma expedita mas rigorosa com competências e conhecimentos adicionais.

Programa

- Introdução à Investigação; a natureza da investigação em Ciências Sociais, em Gestão e em Marketing;
- Processo de Investigação; desk research vs. field research; investigação teórica vs. aplicada; investigação exploratória vs. explicativa; pesquisa, leitura crítica e debate de artigos científicos e de dissertações e trabalhos de fim de curso anteriores;
- Breve Caracterização das Posturas Meta-teóricas e das Principais Abordagens Qualitativas e Quantitativas; caracterização das posturas meta-teóricas subjacentes às dissertações e trabalhos de fim de curso anteriores;
- A Natureza da Proposta de Investigação/Projeto de Pesquisa;
- Identificação de tópicos possíveis; revisões preliminares de literatura; escolha de tópico;
- Desenho e enunciado de Questões e Hipóteses de Pesquisa;
- Amostragem e Instrumentação; Validade e Fiabilidade;
- Redação da proposta de TFC.

Metodologia de avaliação

.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.