Metodologias de Investigação (MSINV)
Área
AC Gestão > UC Mestrados
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Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
- Conhecimentos gerais metodologias de investigação, research design e sua fundamentação meta-teórica;
- Competências para caracterização epistemológica, ontológica e axiológica, da bibliografia que utilizarão para preparação do TFC ? trabalho de fim de curso;
- Aptidões para pesquisa, leitura e revisão crítica de literatura científica e outra, para o seu TFC;
- Aptidões para redação científica e técnica especializada;
- Aptidões para conceber e analisar criticamente projetos de pesquisa.
- Competências para preparação, orientada pelo docente, de uma proposta para o seu próprio TFC;
- Capacidade para mobilizar, em contexto de investigação, as competências e conhecimentos obtidos em outras unidades curriculares e, se necessário, complementarem-nos de forma expedita mas rigorosa com competências e conhecimentos adicionais.
Programa
- Introdução à Investigação; a natureza da investigação em Ciências Sociais, em Gestão e em Marketing;
- Processo de Investigação; desk research vs. field research; investigação teórica vs. aplicada; investigação exploratória vs. explicativa; pesquisa, leitura crítica e debate de artigos científicos e de dissertações e trabalhos de fim de curso anteriores;
- Breve Caracterização das Posturas Meta-teóricas e das Principais Abordagens Qualitativas e Quantitativas; caracterização das posturas meta-teóricas subjacentes às dissertações e trabalhos de fim de curso anteriores;
- A Natureza da Proposta de Investigação/Projeto de Pesquisa;
- Identificação de tópicos possíveis; revisões preliminares de literatura; escolha de tópico;
- Desenho e enunciado de Questões e Hipóteses de Pesquisa;
- Amostragem e Instrumentação; Validade e Fiabilidade;
- Redação da proposta de TFC.
Metodologia de avaliação
.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.