Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (CMGM)
Área
AC Gestão > UC Mestrados
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Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 121.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
No final do curso os estudantes deverão: compreender os principais conceitos, teorias e métodos de pesquisa que mais contribuem para entender o comportamento do consumidor; desenvolver uma compreensão deste comportamento que permita alicerçar as decisões do branding; compreender o conceito de ?Capital da Marca? e avaliar o valor das marcas para consumidores e empresas; demonstrar consciencialização para questões éticas nas organizações; dominar as abordagens para desenvolver o ?Capital da Marca? através da escolha de elementos da marca; da conceção de estratégias de marketing de suporte; e da alavancagem através de associações secundárias; ser capazes de desenvolver auditorias à marca e propor estratégias de reforço do capital da marca; compreender como são criadas e mantidas as marcas ?fortes? ao longo do tempo.
Aptidões e competências: Pensamento analítico e aptidões de resolução de problemas; Aptidões técnicas; Perspetiva ética; Capacidade de trabalhar em equipa e aptidões de comunicação.
Programa
1. Comportamento de Mercados:
- Pesquisa de Mercado: Abordagens, Guias de Ação e Novos Desenvolvimentos;
- Desvendar a Mente do Mercado: O Núcleo Psicológico: Perceção; Aprendizagem e Memória; Motivação, Valores e Envolvimento;
- O Próprio Consumidor Como Decisor: Decisão Individual; Decisão a Nível de Grupos e do Agregado Familiar;
- Comportamento de Mercados e Estratégia da Marca.
2. Gestão de Marcas:
- Introdução: Marcas e Gestão de Marcas;
- Identificação e Estabelecimento de Posicionamento e de Valores da Marca: Capital da Marca Centrado no Cliente; Posicionamento e Valores da Marca: Questões Éticas em Branding;
- Planeamento e Implementação de Programas de Marketing da Marca: Escolha dos Diferentes Elementos da Marca; Associações Secundárias da Marca para Criar Capital da Marca; Mensuração e Interpretação do Desempenho da Marca;
- Crescimento e Sustentabilidade do Capital da Marca;
- Estratégias para a Marca.
Metodologia de avaliação
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Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.