Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Gestão  >  Unidades Curriculares  >  Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas

Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas (CMGM)

Área

AC Gestão > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Marketing > Marketing > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas

4ª Edição > 4ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa Condicionada Especializada 2 (Mkt) > Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas

13ª Edição > 13ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas

1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas

1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas

6ª Edição > 6ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas

2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas

3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa Condicionada Especializada 2 > Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas

7ª Edição > 7ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 121.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

No final do curso os estudantes deverão: compreender os principais conceitos, teorias e métodos de pesquisa que mais contribuem para entender o comportamento do consumidor; desenvolver uma compreensão deste comportamento que permita alicerçar as decisões do branding; compreender o conceito de ?Capital da Marca? e avaliar o valor das marcas para consumidores e empresas; demonstrar consciencialização para questões éticas nas organizações; dominar as abordagens para desenvolver o ?Capital da Marca? através da escolha de elementos da marca; da conceção de estratégias de marketing de suporte; e da alavancagem através de associações secundárias; ser capazes de desenvolver auditorias à marca e propor estratégias de reforço do capital da marca; compreender como são criadas e mantidas as marcas ?fortes? ao longo do tempo.
Aptidões e competências: Pensamento analítico e aptidões de resolução de problemas; Aptidões técnicas; Perspetiva ética; Capacidade de trabalhar em equipa e aptidões de comunicação.

Programa

1. Comportamento de Mercados:
- Pesquisa de Mercado: Abordagens, Guias de Ação e Novos Desenvolvimentos;
- Desvendar a Mente do Mercado: O Núcleo Psicológico: Perceção; Aprendizagem e Memória; Motivação, Valores e Envolvimento;
- O Próprio Consumidor Como Decisor: Decisão Individual; Decisão a Nível de Grupos e do Agregado Familiar;
- Comportamento de Mercados e Estratégia da Marca.
2. Gestão de Marcas:
- Introdução: Marcas e Gestão de Marcas;
- Identificação e Estabelecimento de Posicionamento e de Valores da Marca: Capital da Marca Centrado no Cliente; Posicionamento e Valores da Marca: Questões Éticas em Branding;
- Planeamento e Implementação de Programas de Marketing da Marca: Escolha dos Diferentes Elementos da Marca; Associações Secundárias da Marca para Criar Capital da Marca; Mensuração e Interpretação do Desempenho da Marca;
- Crescimento e Sustentabilidade do Capital da Marca;
- Estratégias para a Marca.

Metodologia de avaliação

.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.