Tópicos de E-Learning e B-Learning (TELBL)
Área
AC Gestão > UC Mestrados
Activa nos planos curriculares
Ciências Empresariais 2015 > Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1 > Tópicos de E-Learning e B-Learning
Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
?Compreender as diferentes tipologias de e-Learning e b-Learning e saber identificar a melhor tipologia para cada Organização
?Elaborar um ?Request for Proposal? e saber avaliar propostas de fornecedores
?Identificar os fatores críticos de sucesso na implementação de um projeto de e-Learning / b-Learning
?Aplicar Metodologias de mensuração da eficiência de Projetos e-Learning e b-Learning
?Analisar criticamente diferentes casos práticos de implementação de projetos e-Learning e b-Learning e identificar processos de melhoria contínua
Programa
1 - e-Learning e b-Learning nas Organizações;
2 - Aferição do grau de Prontidão das Organizações para o e-Learning / b-Learning: das PME?s às grandes empresas;
3 - Tecnologias de suporte à Formação: qual a(s) tecnologia(s) mais adequada à realidade de cada Organização;
4 - Elaboração de um ?Request for Proposal? e a avaliação de propostas de fornecedores;
5 - Implementação do e-Learning nas Organizações: fatores críticos de sucesso;
6 ? Boas Práticas de Gestão de Projetos de e-Learning / b-Learning:
7 - Aferição de Eficiência em Projetos de e-Learning / b-Learning;
8 ? Implementação de processos de melhoria contínua em projetos e-Learning / b-Learning;
9 - Análise de Casos Práticos nacionais e internacionais;
10 ? Tópicos do processo de acreditação como entidade formadora DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) na modalidade b-Learning.
Metodologia de avaliação
Metodologia de ensino ? organização do semestre em aulas teórico-práticas. Realização de trabalhos de grupo e análise de casos reais nas aulas.
Metodologia de avaliação ? apresentação e discussão de trabalhos de grupo (40%) + avaliação por prova escrita final individual (60%)
Bibliografia
Principal
E-learning and science of instruction:proven guidelines for consumers and designers of multemedia learning
Clark,R.C.,& Mayer,R.E.
2008
(2nd ed.).San Francisco, CA: Pfeiffer
Assessing the value of e-Learning systems
Levy, Y.
2006
Hershey,PA:Information Science Publishing
Flexible learning in an information society
Khan, B.
2007
Hershey,PA:Information Science Publishing
Secundária
The high impact learning organization : WhatWorks in the management,governance and operations of modern corporate trining
Bersin, J.
2008
Oakland, CA: Bersin & Associates
Quality evaluation for e-learning in Europe
Ehlers, U.-D. & L. Goertz
2006
Ehlers, U.-D. & L. Goertz
Handbook on Quality and Standardisation in E-Learning
Pawlowski
*
Springer, Berlin/ Heidelberg New York.
A Value-Satisfaction Taxonomy of IS Effectiveness (VSTISE): A Case Study of User Satisfaction with IS and User-Perceived Value of IS
Levy, Y. Murph, K. & Zanakisy
2009
International Journal of Information Systems in the Service Sector, 1(1), 93-118.
A Quality Framework for Continuous Improvement of E-Learning: The E-Learning Maturity Model
Marshall, S.
2010
Journal of Distance Education, 24(1), 143-166