Empreendedorismo (EMPR-CEMP)
Área
AC Gestão > UC Mestrados
Activa nos planos curriculares
Ciências Empresariais 2015 > Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Empreendedorismo
Ciências Empresariais > Ciências Empresariais > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Empreendedorismo
4ª Edição > 4ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa Generalista 1 > Empreendedorismo
2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa Generalista 1 > Empreendedorismo
3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa Generalista 1 > Empreendedorismo
Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
- Fornecer o quadro conceptual inerente ao empreendedorismo;
- Desenvolver o gosto pelo empreendedorismo;
- Transmitir as principais etapas inerentes à criação de um negócio;
- Desenvolver um Plano Negócios enquanto exercício de construção progressiva, que servirá igualmente como relatório final da UC;
- Melhorar as capacidades relativas ao processo de identificação de ideias de negócios;
- Dotar dos conhecimentos essenciais que lhes permitam questionar o mercado sobre a viabilidade da sua ideia de negócio;
- Desenvolver as competências que permitam sistematizar as variáveis de marketing que melhor respondam ao modelo de negócio;
- Compreender o papel dos recursos op. e hum. nas 1as etapas de desenvolvimento de um negócio;
- Entender as diferentes opções de financiamento de novos negócios;
- Utilizar a análise financeira como ferramenta de identificação das necessidades de financiamento do negócio/empresa;
- Transmitir aos alunos os critérios de avaliação de propostas de investimento em novos negócios.
Programa
- Introdução ao Empreendedorismo;
- Contexto do Empreendedorismo;
- Definição do Empreendedor;
- Definição de Empreendedorismo;
- Mitos do Empreendedorismo;
- Processo Empreendedor;
- Identificação e Definição de um Negócio;
- Identificação do Negócio;
- Fontes de Informação de Oportunidades de Negócio;
- Viabilidade do Negócio;
- Plano de Negócios;
- Definição do Plano de Negócios;
- Desenho do Plano de Negócios;
- Estudo do Mercado e Análise de Mercado;
- Estudo de Mercado;
- Análise do Mercado;
- Plano de Marketing;
- Conceito de Marketing;
- Segmentação, Targeting e Posicionamento;
- Análise SWOT;
- Marketing-Mix;
- Plano de Operações;
- Modelo de Negócio;
- Localização;
- Layout;
- Equipamentos Necessários;
- Plano de Pessoal;
- RH nas Start-ups;
- Identificação das necessidades de RH;
- Planeamento de Necessidades Futuras de RH;
- Aspetos Legais;
- Formas Jurídicas;
- Propriedade Intelectual;
- Fontes de Financiamento;
- Capital Alheio vs Capital Próprio;
- Financiamento específico de start-ups;
- Plano Financeiro;
- Apresentação de Planos de Negócio.
Metodologia de avaliação
Pitchs Intermédios - 10%
Apresentação Final - 20%
Projeto Final (Plano de Negócios) - 40%
Prova Escrita de Avaliação Final - 30%
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.