Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Gestão  >  Unidades Curriculares  >  Gestão da Inovação

Gestão da Inovação (GI-GEI)

Área

AC Gestão > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Gestão e Estratégia Industrial > Gestão e Estratégia Industrial > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Gestão da Inovação

4ª Edição > 4ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa Generalista 2 > Gestão da Inovação

14ª Edição > 14ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Gestão da Inovação

2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa Generalista 2 > Gestão da Inovação

15ª Edição > 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Gestão da Inovação

3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa Generalista 2 > Gestão da Inovação

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 121.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

- Conhecimento dos elementos básicos necessários à gestão da inovação;
- Conhecimento das relações entre tecnologia e estratégia e as suas implicações para a competitividade;
- Compreensão dos processos de gestão de projetos de desenvolvimento de novos produtos e/ou processos;
- Conhecimento e compreensão aspetos positivos e negativos das principais formas de aquisição de tecnologia no exterior;
- Conhecimento dos processos de formação e gestão de acordos cooperativos de base tecnológica;
- Compreensão dos processos de acumulação tecnológica e do papel da gestão na aprendizagem organizacional;
- Conhecimento dos principais desafios da gestão da inovação;
- Partilha de experiências no domínio da inovação;
- Desenvolvimento de Competências de trabalho em grupo;
- Desenvolvimento de Competências em expressão verbal e escrita;
- Capacitação dos alunos para analisar criticamente, tomar decisões sobre gestão inovação empresarial;
- Compreensão dos problemas éticos associados à gestão da tecnologia e da inovação.

Programa

- INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: PERSPECTIVA GERAL;
- PADRÕES DE MUDANÇA NAS TECNOLOGIAS E NOS MERCADOS;
- INOVAÇÃO E GESTÃO NA EMPRESA;
- INOVAÇÃO ABERTA;
- INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA;
- OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO;
- PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS;
- A COOPERAÇÃO DE BASE TECNOLÓGICA;
- INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTOS DA EMPRESA.

Metodologia de avaliação

A classificação final atribuída a cada aluno será função do seu desempenho, avaliado através da ponderação dos seguintes elementos:
A - Prova Final (com consulta de elementos em papel. Não podem ser
utilizados computadores) 40%
B ? Elaboração do trabalho monográfico final 30%
C ? Participação nas aulas, incluindo resolução e discussão dos casos e temas propostos 30%
Observações Importantes:
1- A classificação mínima na prova final para aprovação na disciplina é de 8 valores.
2-Os critérios de atribuição da classificação na Época de Recurso são idênticos aos relativos à Época Normal. Todavia, as classificações obtidas em
(B) e (C) apenas poderão ser consideradas uma única vez, para efeitos de
majoração da classificação obtida na prova individual. Isto significa que os aluno que entregarem a prova da Época Normal não poderão beneficiar de majoração na Época de Recurso, independentemente da classificação obtida.

Bibliografia

Principal

Strategic Management of Technology and Innovation

Burgelman, Robert A., Clayton M. Christensen e Steven C. Wheelwright

2009

5ª edição, McGraw- Hill, Nova Iorque

The Fearless Organization: Creating Psychological Safety in the Workplace for Learning, Innovation, and Growth

Edmondson, Amy C.

2019

Wiley, Nova Iorque.

Hit Refresh: The quest to rediscover Microsoft?s soul and imagine a better future for everyone

Nadella, Satya

2017

HarperCollins, New York.

America?s Best Days may be Behind it

New York Times

2016

.

Inovação: ADN ou Atitude?

PricewaterhouseCoopers

2013

PricewaterhouseCoopers, Lisboa

Gerir o Paradoxo: Uma aplicação à Gestão da Inovação

Simões, Vítor Corado

2013

Keynote speech, XXXVIII Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.